A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o uso das substâncias óxido de difenil [2,4,6-trimetilbenzol] fosfina (TPO) e N,N‑dimetil‑p‑toluidina (DMPT) em qualquer produto cosmético, em especial os utilizados para unhas ou esmaltação em gel, como parte de medida para proteger a saúde dos usuários e de profissionais desse mercado.
A resolução aprovada na última quarta-feira estabelece que a fabricação, importação e novos registros ou notificações de produtos contendo essas substâncias ficam proibidos imediatamente. Empresas já com produtos no mercado têm até 90 dias para remover ou deixar de comercializar tais itens. Após esse período, os registros serão cancelados e os produtos deverão ser recolhidos.
Segundo a Anvisa, o DMPT pode causar câncer em humanos e o TPO tem efeito tóxico para a reprodução, podendo comprometer a fertilidade. A agência ressaltou que, embora o risco seja maior em exposições prolongadas e repetidas (como de profissionais que lidam diariamente com esses produtos), os usuários ocasionais também devem estar atentos.
Fonte: Ascom/SEC
 
									 
					 
								 
								 
								 
								 
								 
								
 
															


