Em uma noite marcada pela emoção e pelo reconhecimento da força criativa nacional, a 24ª edição do Prêmio Grande Otelo reuniu grandes nomes do audiovisual brasileiro na Cidade das Artes Bibi Ferreira, no Rio de Janeiro. Com apresentações musicais, homenagens e discursos tocantes, a cerimônia destacou o longa Ainda Estou Aqui, de Walter Salles, como o grande vencedor da edição.
Logo nas primeiras premiações, Walter Salles subiu ao palco para receber o prêmio de Melhor Trilha Sonora em nome do músico americano Warren Ellis. Em seu discurso, Salles ressaltou a parceria com Ellis e o modo como o compositor compreendeu a resistência presente na personagem Eunice Paiva. “Ele entendeu que ela recusou o melodrama e qualquer tipo de sentimentalismo”, disse o cineasta.
A cerimônia foi conduzida pelas atrizes Isabel Fillardis e Bárbara Paz, com homenagens que atravessaram a história do cinema nacional, da Atlântida com Carmen Miranda aos filmes contemporâneos. Entre as performances, a cantora Duda Brack emocionou o público com interpretações de músicas marcantes do cinema, como O Que É Que a Baiana Tem?, Bye Bye Brasil e É Preciso Dar um Jeito, Meu Amigo.
Selton Mello recebeu sua primeira estatueta emocionado. No papel de Rubens Paiva, o ator refletiu: “Quando o filme estreou em Veneza, tive a sensação de que ele era o corpo do Rubens. E, de certa forma, emprestei o meu corpo a esse corpo que nunca voltou”.
Fernanda Torres, premiada como Melhor Atriz, também expressou sua conexão profunda com a personagem Eunice Paiva: “Já estou há dois anos com a Eunice. Ela virou uma segunda natureza minha. Uma mulher que viveu uma época parecida com a que a gente vive hoje: de medo, insegurança. Ela me ensinou tanto”.
O diretor Sérgio Machado foi outro grande destaque, ao vencer nas categorias de Melhor Animação com Arca de Noé e Melhor Documentário com 3 Obás de Xangô. Emocionado, relembrou seu início no cinema e o impacto de ter conhecido pessoalmente o ator Grande Otelo, homenageado com o nome do prêmio.
O prêmio de Melhor Filme foi anunciado ao final da noite, consagrando Ainda Estou Aqui. Walter Salles chamou a equipe ao palco e fez uma homenagem ao crítico de cinema José Carlos Avellar: “Esse prêmio é para você, Avellar. Sem nossas conversas, eu talvez não tivesse feito esse filme”.
Outros destaques da noite incluíram o prêmio de Melhor Filme Infantil para Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa, de Fernando Fraiha, que celebrou a importância do cinema voltado ao público infantil. Já o jovem ator Isaac Amendoim emocionou o público com seu discurso sincero ao receber um dos troféus mais aplaudidos da noite.
Confira os principais vencedores do Prêmio Grande Otelo:
Melhor Filme: Ainda Estou Aqui
Melhor Direção: Walter Salles
Melhor Atriz: Fernanda Torres (Ainda Estou Aqui)
Melhor Ator: Selton Mello (Ainda Estou Aqui)
Melhor Documentário: 3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado
Melhor Animação: Arca de Noé
Melhor Filme Infantil: Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa
Melhor Série de Ficção: Senna
Melhor Série Documental: Falas Negras
Melhor Série de Animação: Irmão do Jorel
Melhor Atriz em Série: Adriana Esteves (Os Outros)
Melhor Ator em Série: Gabriel Leone (Senna)
Voto Popular: Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes
Informações da Agência Brasil



