A abstenção no primeiro dia do Enem 2025 ficou em 27%, praticamente igual ao índice do ano passado. Mais de 4,8 milhões de estudantes estavam habilitados para fazer o exame, e 3.240 foram eliminados por motivos como uso de material proibido, portar aparelhos eletrônicos ou descumprir regras de permanência em sala. As provas foram aplicadas em 1.805 municípios, com apoio de mais de 300 mil pessoas, segundo o Ministério da Educação.
No primeiro dia, os participantes responderam a 90 questões de múltipla escolha das áreas de linguagens, ciências humanas e realizaram a redação. O tema proposto foi “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, considerado pelos professores como um assunto que possibilita discutir direitos, qualidade de vida e enfrentamento ao etarismo. A estrutura da prova seguiu o modelo tradicional, com questões interdisciplinares e foco em interpretação.
O gabarito oficial será divulgado na quinta-feira (13). O segundo dia do exame acontece no próximo domingo (16), quando os candidatos enfrentarão as provas de ciências da natureza e matemática. A expectativa do MEC é de que a participação se mantenha estável e que o exame siga ocorrendo com tranquilidade em todo o país.
Fonte: Agência Brasil



