O fornecimento de água será interrompido em Salvador e em mais 12 municípios da Bahia devido a uma grande operação de manutenção e melhoria nos sistemas de abastecimento. A intervenção será realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) e exige a paralisação temporária de todo o sistema.
As cidades afetadas são: Salvador, Lauro de Freitas, Simões Filho, Candeias, São Francisco do Conde, Madre de Deus, parte de São Sebastião do Passé (Maracangalha), Santo Amaro, Saubara, Terra Nova, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe e Amélia Rodrigues.
A ação envolve cerca de 500 profissionais distribuídos em 50 equipes, que irão atuar em pontos estratégicos, como a captação de água em Pedra do Cavalo, estações de tratamento, reservatórios e trechos da rede distribuidora.
Segundo a diretoria da Embasa, os serviços têm caráter preventivo e visam aumentar a confiabilidade do sistema, evitando interrupções emergenciais no futuro. “É como uma revisão periódica em um carro: trocamos peças que estão no limite da vida útil para evitar falhas maiores depois”, explica Joana Rolemberg, diretora de Operações na Região Metropolitana de Salvador.
No caso de Salvador, a interrupção será total porque a manutenção afetará os dois sistemas que abastecem a cidade — um que recebe água de Pedra do Cavalo e outro do Rio Joanes.
Dicas para lidar com a falta de água
Armazene água com antecedência em baldes, caixas, garrafões ou outros recipientes limpos e tampados.
Antecipe tarefas domésticas, como faxina pesada, lavagem de roupas ou de áreas externas.
Planeje o uso da água armazenada, priorizando alimentação, higiene pessoal e limpeza essencial.
Economize: reduza o tempo de banho e feche a torneira ao escovar os dentes ou ensaboar a louça.
Reaproveite água sempre que possível, como a da máquina de lavar, que pode ser usada para limpar o chão.
Informações do Correio*