A Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado (SPM) está mobilizada para realizar as Conferências Territoriais de Políticas para as Mulheres (CTPM) em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia. As etapas reúnem lideranças e representantes da sociedade civil para debater demandas e construir propostas que irão compor o Plano Estadual de Políticas para as Mulheres.
Segundo a secretária estadual Neusa Cadore, as conferências têm demonstrado grande participação e engajamento. “Tem sido um processo democrático enriquecedor, com contribuições valiosas a partir das vivências e diversidades das mulheres de cada território”, afirmou.
Durante os encontros, são discutidos seis eixos temáticos que abrangem áreas como saúde, educação, enfrentamento à violência de gênero e autonomia econômica. A partir dessas discussões, são aprovadas propostas que irão orientar a formulação de políticas públicas.
Mulheres de diferentes realidades destacam a importância das conferências. Para Argimária Soares, do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), a iniciativa traduz o anseio de uma ampla diversidade de vozes — como marisqueiras, quilombolas, mulheres do litoral e do campo — fortalecendo a luta por direitos e políticas públicas inclusivas.
Daiane Braz, coordenadora do Colegiado Territorial de Itaparica, ressalta que o processo garante protagonismo feminino e espaços de fala em instituições que influenciam diretamente o mercado de trabalho, a educação e os direitos humanos.
Já Jaditânia Vieira, coordenadora do Colegiado de Desenvolvimento Territorial do Piemonte da Diamantina, espera que as demandas discutidas se transformem em ações concretas, capazes de melhorar a qualidade de vida das mulheres da região. Para Leiliane Aranha, do Conselho de Desenvolvimento Territorial do Sertão Produtivo, a conferência representa um espaço democrático e único para debater políticas que atendam à realidade local, fortalecendo a democracia e a igualdade.
A 5ª CTPM é promovida pela SPM, em parceria com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e a Coordenação dos Territórios de Identidade da Bahia, reunindo órgãos públicos, movimentos de mulheres, organizações feministas e sociedade civil
Informações do ba.gov.br