O Laboratório Central de Saúde Pública Professor Gonçalo Moniz (Lacen-Ba) é referência nacional em diagnósticos e vigilância epidemiológica.
Fundado em 1915 como Instituto Bacteriológico, Anti-rábico e Vacinogênico da Bahia, o laboratório nasceu da colaboração entre Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, e Gonçalo Muniz, na Bahia, em meio à epidemia de febre amarela que assolava o país no início do século 20. Ao longo de sua história, ganhou novas atribuições, mudou de nome e passou a integrar a Rede Nacional de Laboratórios de Saúde Pública.
O Lacen teve protagonismo recente na pandemia de Covid-19, quando liderou a identificação de variantes do Sars-CoV-2 por meio da vigilância genômica, consolidando-se como peça central da saúde pública baiana e nacional.
Hoje, a instituição preserva a memória de mais de um século de enfrentamento a surtos e crises sanitárias, ao mesmo tempo em que projeta o futuro com pesquisas inovadoras, exames de alta complexidade e contribuição contínua para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.
Informações do ba.gov.br