Depois de uma semana fechado para reformas, o zoológico de Salvador foi reaberto no sábado e domingo, por determinação do governador Rui Costa, e recebeu um bom público, em sua maioria de famílias que aprovaram o que viu. “É a minha primeira vez aqui, mas gostei de tudo. Entrada gratuita, preços das coisas que o pessoal vende ótimos e tudo limpo. Agora vamos esperar que as obras de melhoria acabem para ficar melhor ainda para as pessoas que gostam de passear aqui”, disse a trabalhadora autônoma Leila Cristina Moreira dos Santos, residente em Periperi, que ontem aproveitou a tarde de outono para visitar a flora e fauna local, acompanhada da filha pequena e da mãe.
Com mais de 1.500 animais de 158 espécies distribuídos numa área aproximada de 250 mil metros quadrados, o zoológico situado em Ondina continua em reformas, mas quase todo o seu conjunto está aberto para visitação, das 8 às 17hs. “O movimento está quase bom e a reforma eu gostei. Está ótima e vai ficar melhor ainda”, comentou Railda Vieira, que trabalha com pinturas de animais em rostos de crianças – R$ 5,00 por cada rosto pintado – e fotografia – R$ 1,00 por foto tirada em painéis também com formas de bichos.A pequena Monique da Encarnação Santana, de apenas seis anos, com o rosto pintado de tigresa se decepcionou contemplando o pavão. “Eu queria ver o rabo colorido dele, mas ele não está com vontade de abrir as asas”, lamentou.
Os pais, que completaram o percurso da visita, também se disseram felizes com o passeio, mas estranharam não terem visto “bichos maiores, como elefante, leão e tigre. Vamos dar mais uma volta para ver se eles aparecem, porque devem estar escondidos, ou deitados como de costume, ou não tem nenhum desses aqui. Gostei de ver o urso, mas me decepcionei em não ver um leão, uma onça, mais felinos”, observou o professor Daniel Costa, pai de Monique.
A reforma no parque que abriga o jardim zoológico de Salvador deverá ser concluída em seis meses. Até lá, podar árvores, desentupir calhas, cuidar dos espaços dos animais e manter a área de circulação limpas, são as principais tarefas da equipe que trabalha no local, um dos mais agradáveis para uma programação de lazer familiar.