Com o Dia das Mães chegando, no próximo domingo dia 8, o Google Brasil divulgou uma pesquisa com as tendências de consumo da data.A informação mais surpreendente: os brasileiros pretendem gastar mais que no ano passado, apesar da grave crise econômica. Este ano, os consumidores pretendem gastar R$ 467, em média. O valor é 15% maior que em 2015.Além disso, mais gente vai presentear a mãe: 90%, contra 88% no ano passado.
Apesar da vontade de gastar mais, o brasileiro parece estar mais atento e cauteloso, optando por pesquisar muito antes de fazer a compra – 80% agora, contra 41% em 2015. Os consumidores pesquisam mais em sites de busca para comparar preços (77%); depois em lojas online (67%); e depois em lojas físicas (53%). A pesquisa ouviu 1500 pessoas, entre 18 e 55 anos, das classes A, B e C.
A ausência das classes D e E explica, em parte, o valor alto do ticket médio de intenção de compra. Outro detalhe: o foco foram pessoas que têm o costume de comprar coisas online.
da revista Exame



