Há cerca de cinco anos, Vanessa Costa usa lentes de contato por conta dos 4,5 graus de miopia, além de um grau de astigmatismo em cada um dos olhos. Ela já havia tentado usar óculos, mas a incomodava o fato de as lentes serem muito grossas.
“Além disso não é em toda armação solar que pega grau. Em uma cidade como a nossa, de sol intenso, as vezes é difícil não usar óculos escuro, principalmente pra quem já tem sensibilidade a luz”, disse a jornalista.Por conta disso, ela optou pelo uso das lentes de contato. Contudo, desde o início de janeiro, ela vem passando por um verdadeiro transtorno, justamente com as lentes, por conta de uma úlcera no olho. Tudo começou durante uma ida à praia.
“Senti um ardor e incomodo, mas como estava sem material para limpeza, deixei para retirar quando chegasse em casa, com as mãos limpas. Mas, quando fui tentar tirar, o olho ardia tanto que precisei de ajuda pra deixar o olho aberto enquanto tentava puxar a lente que parecia estar colada”, narrou.Após três dias, sem quaisquer condições de ir ao trabalho por não conseguir manter o olho direito aberto, Vanessa procurou um médico oftalmologista em uma emergência. Após o exame, foi constatada uma úlcera de córnea profunda. A partir daí, teve início o tratamento.
“É muito lento. Fazia visitas à médica duas vezes por semana para verificar a evolução do tratamento além de usar um lubrificante antiinflamatório. Os 15 primeiros dias foram os mais complicados, tendo que colocar colírio de hora em hora”, relatou Vanessa.Atualmente, apesar de a úlcera já estar fechada, a córnea ainda está, segundo ela, inflamada. A situação deixou marcas nos olhos da jornalista. “Tenho uma cicatriz visível na íris e ainda incomoda muito a claridade. Coloquei grau em um óculos escuro para poder sair durante o dia”, contou ela, que já voltou a trabalhar. Na próxima semana, ela passará por nova consulta de revisão.