Desde a terça-feira (1º), a Secretaria Municipal de Manutenção (Seman) realiza uma operação nos canais da Avenida Antônio Carlos Magalhães, já preparando Salvador para o período de chuvas. Nestes dois primeiros dias de serviço, mais de 150 toneladas de materiais e resíduos diversos foram retirados dos canais, como eletrodomésticos, pneus, bicicletas, garrafas pet, material plástico, lama e lixo.
O secretário da Seman, Marcílio Bastos, destacou que o canal tem uma função importante da cidade por receber dejetos de diversos pontos. “Qualquer problema reflete em outros pontos da cidade, por isso estamos priorizando o serviço mesmo o canal não estando no limite máximo”. A ação preventiva, que é feita com uma retroescavadeira hidráulica e apoio de cinco caçambas, faz parte de um cronograma da secretaria e só será finalizado quando toda a extensão estiver livre. O canal da Avenida ACM também sofre efeito da alta da maré, por isso o trabalho no local é feito também para evitar alagamentos por conta da alta das águas na região.
O gestor da Seman também afirmou que outros canais também vão passar por serviços de limpeza, como na Régis Pacheco, San Martin, Avenida Magalhães Neto e no canal que liga as ruas Nossa Senhora de Fátima e Sâo José, no Arenoso. Além disso, o prefeito já autorizou o serviço nos canais Beira Rio, Xangô e KM 17, em Itapuã, e em Luis Anselmo o canal da Xurupita está passando por ações de limpeza para posterior cobertura. O Rio Paraguari recebeu manutenção e será feita uma nova vistoria dentro da Operação Chuva para execução de serviços se necessário.