Ainda não está definido o traçado que ligará o sistema VLT do Subúrbio até a Estação da Lapa, que atualmente conta com o sistema integrado de ônibus e metrô. A empresa que vencer a licitação para operar o sistema terá um prazo de oito meses para definir como será a ligação do sistema, podendo escolher passar o VLT por um viaduto que ligue a Baixa do Fiscal, no bairro do Uruguai, até a estação do Retiro ou a construção de um túnel da Praça Cayru, no Comércio, até a Lapa.
“O investidor vai decidir qual traçado vai fazer a obra de acordo com as características de tráfego e de custo de investimento. Se for pela Baixa do Fiscal, o sistema aumenta em três quilômetros. Pela Praça Cayru, aumenta mais um quilômetro”, detalha o secretário Bruno Dauster.
Já o projeto do Subúrbio já está concluído, podendo apenas sofrer alterações no valor investido, segundo a Casa Civil, por conta de variações econômicas. O trecho da Lapa deve ser iniciado após o fim das obras no Subúrbio. O objetivo é que o VLT seja integrado com o metrô.