Despertar o interesse pelo mundo dos negócios e promover, através de capacitações e apoio técnico, oportunidades de geração de renda e de inclusão social. Essas são algumas as propostas do projeto Empreendedorismo na Real, promovido pela Fundac, órgão da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Cases), existentes na capital e no interior do Estado.
Até o dia 01 de junho, adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa, vão participar de palestras e rodas de conversas sobre estratégias de vendas, precificação, captação de clientes e manutenção de negócios, sobretudo através da internet. Os encontros entre parceiros que superaram adversidades e conseguiram se estabelecer, montando a própria empresa, com jovens da Fundac ocorrem nas unidades finalísticas e são voltados para aqueles que já participam de cursos de iniciação profissional promovidos pelo órgão, tais como: costura, gastronomia, padaria, barbearia, estofaria, dentre outros.
Participante da última edição do projeto, realizada nesta terça-feira (09), a jovem Marta Santos (nome fictício) já identificou uma possibilidade para empreender. No pós-medida, ela pensa em produzir e comercializar salgados, por já ter afinidade com essa prática. De acordo com a advogada e empreendedora Jéssica Paixão, que ministrou palestra para as meninas na ocasião, identificar as habilidades é o primeiro passo para quem almeja montar um negócio. Isso porque, as características que as pessoas enxergam em si, ou que os amigos percebem, podem ajudar na descoberta do ramo de atividade a seguir na hora de empreender.
Na Real
A ação, organizada pela coordenação pedagógica da Fundac pretende fomentar a educação e a cultura empreendedora nas unidades de atendimentos socioeducativo; estimular os adolescentes a desenvolverem habilidades empreendedoras e, identificarem nas oficinas que lhes são oferecidas oportunidades de inovação de vida para o pós-medida. O projeto acontece, anualmente, em todas as unidades de atendimento socioeducativo no mês de maio, sempre a partir da segunda semana do mês.