Orientação sobre relação de consumo, mediação para solução de problemas entre consumidores e empresas e distribuição de exemplares do Código de Defesa do Consumidor. Esses são alguns dos serviços oferecidos gratuitamente, durante a ação do Projeto Procon-Comunidade, no Centro Social Urbano do Nordeste de Amarina, equipamento da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social ( Justiça Social). A ação começou nesta terça-feira, 19, e segue até o dia 21, quinta-feira.
O objetivo da ação é levar mais informação e solucionar rapidamente conflitos decorrentes das relações de consumo, buscando sempre resguardar os direitos do consumidor, parte mais vulnerável neste processo. Quem for ao CSU do Noredeste de Amaralina, até o dia 21, das 08h até às 16h, poderá contar com muitos serviços oferecidos nos postos de atendimento do Procon.A equipe de atendimento dispõe de diversas alternativas para tentar solucionar problemas enfrentados pelos consumidores, como, por exemplo, o envio da Carta de Informações Preliminares às empresas cadastradas no Procon, relatando a situação e solução do caso em até 7 dias.
Em alguns casos, é feito o contato telefônico diretamente com empresas, com o intuito de buscar uma solução negociada entre as partes. “Em muitos casos o consumidor não consegue acessar as centrais de atendimento dos fornecedores, como nós temos o contato direto com as empresas cadastradas no sistema do Procon, nós tentamos resolver imediatamente o problema, sem a necessidade de abertura de processo administrativo” explica o técnico do Procon, Almir Filho.
De acordo com a coordenadora do CSU de Amaralina, Andreia Macedo, rotineiramente o equipamento já recebe muitas demandas relacionadas ao direito do consumidor. “Levar informação sobre relação de consumo para a nossa comunidade é uma questão de cidadania”, disse. Uma das pessoas atendidas pela projeto, Antônio Silva, 58, parabenizou a ação. “É muito bom porque assim não precisamos sair do bairro para resolver esses problemas”, disse.