A noite foi de festa para os moradores do Loteamento Santa Fé, no bairro do Matatu, com a entrega de 106 casas reformadas pelo Morar Melhor e de uma praça para o lazer e convivência da comunidade. A entrega foi realizada pelo prefeito Bruno Reis, acompanhado da vice-prefeita e secretária municipal de saúde, Ana Paula Matos, além de outras autoridades e lideranças locais. Esta é a terceira vez que o bairro é contemplado, alcançando um total de 260 imóveis reformados.
O prefeito destacou que a gestão municipal já fez diversas obras em Matatu, a exemplo da construção de uma unidade de saúde, de uma quadra poliesportiva e de quiosques, da aplicação de geomanta e construção de contenção para a proteção de encostas, escadarias, praça, pavimentação de ruas e implantação de iluminação em LED.
“O que nós temos de mais sagrado é a nossa casa. É na nossa casa que a criançada é educada pela mãe e pelo pai; que nós descansamos para trabalhar no dia seguinte e que podemos receber um familiar. Conversando com as pessoas que foram beneficiadas, a gente chega à conclusão de que é possível, sim, quando se faz um trabalho sério e com amor, transformar de verdade a vida das pessoas. Foi isso que ocorreu hoje na vida de dona Terezinha e de outras 105 pessoas do Loteamento Santa Fé”, afirmou.
Ele ressaltou as dificuldades que Terezinha dos Santos, de 67 anos, uma das beneficiadas, passava antes da reforma e agora não enfrentará mais. “Ela me disse que o telhado parecia uma peneira, quando chovia molhava a casa toda. A casa não tinha reboco, não tinha pintura, o telhado era muito mais baixo e por isso fazia um calor insuportável no verão. Foram essas as palavras de D. Terezinha e essas são as palavras de milhares de famílias beneficiadas por esse programa”, contou.
Terezinha mora no local há 37 anos e lembra-se claramente de quando o seu imóvel foi construído com lona e papelão logo que chegou do município de Laje para morar em Salvador. Após muito trabalho, ela conseguiu construir a casa de alvenaria, mas ainda sonhava com melhorias, principalmente a reforma do telhado para acabar com a infiltração. “A minha aposentadoria não dava para arcar com a reforma, apenas deu para pagar as dívidas e arcar com a alimentação. Eu estava sem saber o que fazer, mas disse para mim mesmo que haveria uma luz no fundo do túnel e eu agradeço muito a Deus e à Prefeitura. A minha principal palavra diante dessa reforma é gratidão”, disse.
Além da reforma do telhado na casa de Terezinha, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), colocou portas, janela, lavanderia e realizou serviços de reboco e pintura. Por meio do programa, a Prefeitura vem garantindo melhorias nos lares, de acordo com a escolha e indicação dos próprios moradores. Os serviços vão desde pintura e reboco à colocação de novo telhado, portas, janelas, pia e vaso sanitário, com o limite de R$11 mil por habitação para as obras.
Praça – O prefeito também entregou uma praça na Rua Paraipaba, próxima ao local onde as casas foram reformadas. Com área de 152,30 m², o local conta com mobiliários, academia de saúde e parque infantil.
A área de lazer agora dispõe de três conjuntos de mesa para jogos, três bancos pré-moldados sem encosto e um banco pré-moldado padrão Desal. A academia de saúde conta com um simulador multiexercitador seis funções e, no parque infantil, as crianças podem se revezar entre a gangorra, o balanço e escorregadeira. Os brinquedos são cercados por eucalipto para que os pequenos tenham mais segurança.
Além disso, foram implantadas gramas sintética e natural no local e realizados serviços de pintura. A iluminação foi totalmente modernizada, por meio da implantação de oito luminárias em LED, oito refletores em LED, quatro postes de fibra e da realização de obras de infraestrutura elétrica pela Diretoria de Iluminação Pública de Salvador, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública.
Novas obras – Durante a entrega, o prefeito autorizou a construção de uma quadra e de mais uma praça ao lado da quadra, situada no bairro, e de uma escadaria na Rua Baixa do Formoso. Além disso, o gestor disse estar desenvolvendo o projeto para implantação de grama sintética no campo do Vale do Matatu e se comprometeu a estudar a urbanização de todo o canal da Baixa do Tubo, mesmo que esta não seja uma obra sob a responsabilidade da Prefeitura.
“Estamos urbanizando 34 canais em Salvador, a exemplo do Vale das Pedrinhas; Baixa Fria; na Rua Rosalvo Silva, em São Marcos; e estamos estudando cobrir todo o canal da Baixa do Tubo. Estou fazendo o projeto e viabilizando recursos para quem sabe fazer o anúncio durante a entrega das próximas obras”, afirmou.