O Portal Consumidor.gov.br, monitorado pelos órgãos de Defesa do Consumidor, como PROCON-BAHIA, Secretaria Nacional do Consumidor – SENACON, Ministério da Justiça, e com o apoio da sociedade, acaba de ganhar sua versão mobile oficial. O lançamento ocorreu na 20ª edição do Congresso Mundial da Organização Consumers International, e desde então, os consumidores já podem baixar, gratuitamente, o aplicativo e acessar o mesmo conteúdo disponibilizado na plataforma online.
Até o momento, o app está disponível para o sistema operacional Android e, em meados de dezembro, será lançado também para o sistema IOS. Em quase 17 meses de atuação do Portal, já são 286 empresas cadastradas que se comprometeram a conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas em, no máximo, 10 dias. Nesse período, já foram registradas 187 mil reclamações na plataforma, com índice de respostas de 80,9%.O Consumidor.gov.br é uma plataforma pública para solução de conflitos de consumo que permite o diálogo direto e efetivo entre consumidores e fornecedores.
A participação das empresas é voluntária e somente permitida àquelas que aderem formalmente ao serviço. Entre as participantes estão as grandes empresas de telecomunicações, bancos, varejistas, empresas de comércio eletrônico, companhias aéreas etc.
Para Marcos Medrado, Superintendente do PROCON-BAHIA, o Portal Consumidor.gov.br é atualmente a principal ferramenta de fortalecimento do Sistema do Consumidor. “Disponibilizar o acesso através de dispositivos móveis amplia o acesso dos consumidores aos órgãos de Defesa do Consumidor”, completou Medrado.