A crise tem deixado o consumidor bem mais cauteloso na hora de usar o cartão de crédito. É o que aponta um levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito (Sorocred) apresentado ontem. Em 2015, 51,7% do volume da movimentação das compras pagas no cartão foram parceladas.No ano anterior, o parcelamento nos cartões representava 47,2% da movimentação de crédito no Brasil.
Mesmo dividindo em mais vezes, o valor médio gasto nas compras apresentou uma redução, ao cair de R$ 86,90 no fim de 2014 para R$ 76,77 no mesmo período do ano passado.O cenário mostra que a alta da inflação e a redução do poder de compra fizeram com que o brasileiro aprendesse não só a usar melhor o crédito, mas também a ter maior controle de seus gastos.“O consumidor aprendeu na pior hora possível, quando perdeu o emprego ou viu sua renda diminuir. Isso mostra que alguma mudança foi necessária para conseguir se ajustar aos efeitos da crise e o cartão de crédito não ficou fora desse corte”, explicou em entrevista ao CORREIO a economista-chefe do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Marcela Kawauti.