A requalificação urbana do entorno da Arena Fonte Nova chegou à Avenida Castelo Branco, no Vale de Nazaré, em Salvador. A obra, que vai beneficiar as ruas na poligonal ao redor do estádio, está sendo executada pela Diretoria do Centro Antigo de Salvador (Dircas) da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). As intervenções fazem parte do Plano de Reabilitação do Centro Antigo de Salvador e segue projeto elaborado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
O investimento é de R$ 10,5 milhões em todo o projeto, com recursos dos governos estadual e federal, para a substituição de meio-fio, demolição dos passeios antigos e construção de novos em concreto lavado, com piso podotátil e granito polido, assim como rampas de acessibilidade.
“Para facilitar o acesso de pedestres e pessoas com necessidades especiais, está sendo construída, ao longo do passeio, uma faixa exclusiva de serviços, onde serão colocados postes e lixeiras”, explica o titular da Dircas/Conder, Maurício Mathias. A proposta é oferecer à população passeios e calçadas de acordo com as normas de acessibilidade. Além disso, em alguns trechos das cinco vias contempladas pelo projeto, será implantada nova pavimentação.
A obra de requalificação urbana no entorno da Arena Fonte Nova teve início na Avenida Presidente Costa e Silva, entre o estádio, seguindo até a Estação da Lapa. As intervenções vão acontecer também a partir da Avenida Vasco da Gama, tangenciando o Dique do Tororó, até a Arena Fonte Nova, em toda a Rua Djalma Dutra e na Avenida J.J. Seabra, entre a Sete Portas e a Estação Aquidabã.