A Nubank, startup brasileira que oferece um cartão de crédito sem anuidade com gestão por meio de um aplicativo, se prepara para dar o próximo passo na evolução do serviço.A empresa – que já recebeu US$ 98 milhões em investimentos desde sua fundação, em 2013 – deve anunciar em breve um programa de fidelidade que permitirá que seus clientes acumulem pontos e os troquem por passagens aéreas.
“Não atendemos os clientes interessados em programas de milhagem, que têm renda mais alta”, disse o cofundador e presidente executivo da Nubank, David Vélez, em entrevista à reportagem. “Ainda não chegamos lá.”Até o momento, de acordo com a Nubank, mais de 2 milhões de pessoas já solicitaram o cartão de crédito – a empresa não revela quantas delas tiveram seu perfil de crédito aprovado e efetivamente receberam o cartão.
Outras 400 mil ainda estão na “fila de espera”: já solicitaram o cartão, mas ainda aguardam a análise de crédito. “Não existe nenhum outro produto financeiro no mundo que conseguiu ‘viralizarÂ’ como o nosso”, comemora o fundador da Nubank. “As pessoas não acordam querendo um cartão de crédito novo.”
O programa de fidelidade já está nos planos de Vélez há bastante tempo, mas o executivo evita fixar uma data para o projeto sair do papel.Apesar disso, segundo fontes do setor, funcionários da Nubank já fizeram algumas reuniões nos últimos meses com empresas que oferecem programas de fidelidade, como a Smiles e a Multiplus – que têm as companhias aéreas Gol e TAM como principais acionistas, respectivamente.”Já tivemos contato com a Nubank, mas ainda não há nada desenvolvido”, disse uma fonte. “Eles ainda estão avaliando e estudando o mercado.”
A descrição do atual momento da Nubank bate com o discurso de Vélez. Segundo ele, lançar um programa de fidelidade não é uma tarefa simples.O executivo afirma que não pretende adotar políticas de recompensa iguais às dos bancos tradicionais que atuam no Brasil. A empresa busca um modelo menos complexo.”Não faz sentido que o cliente não consiga ver os pontos recebidos em tempo real ou tenha um monte de obstáculos na hora de emitir uma passagem”, explica Vélez. “Queremos um programa de recompensas compatível com os valores do Nubank, de transparência e simplicidade.”