O SineBahia, um dos principais serviços públicos em intermediação para o trabalho, o ofertou mais de 60 mil vagas de empregos em 2016, em todo estado. Apenas na capital, foram mais de 21 mil oportunidades.
O número de trabalhadores efetivados no mercado baiano, com o auxílio gratuito do SineBahia, foi superior a 30 mil. Deste total, no topo da lista de funções que mais empregaram, estão ocupações como operador de telemarketing ativo e receptivo (3.708), agricultor (2.686), servente de obras (2.609), agente de segurança (1.702), alimentador de linha de produção (849), vendedor varejista (648) e operador de caixa (588).
Salvador, Juazeiro, Vitória da Conquista, Itabuna e Jequié foram os municípios que, respectivamente, ocuparam os primeiros lugares no ranking de cidades com mais profissionais colocados em postos de trabalho.
Para o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Álvaro Gomes, a retração da atividade econômica no país impossibilitou que houvesse uma melhoria nos números dos indicadores de emprego. “Esses números foram possíveis porque buscamos ser criativos com a crise, fazer mais com menos. Buscamos recrudescer todas as nossas ações. Temos certeza que em 2017 faremos muito mais”, afirma Gomes.