Os médicos reguladores da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) entraram em greve nesta quinta-feira (14) por tempo indeterminado. Os profissionais pedem por melhores condições de trabalho e pelo retorno do pagamento do adicional de insalubridade. A Sesab informou que está em negociação com a categoria.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed-BA), Francisco Magalhães, a greve vai respeitar os 30% dos trabalhadores, atuando em atendimento de urgência, como autorização para UTIs e exames emergenciais.
“A regulação é o coração do sistema de saúde. É um segmento da saúde que manda a mensagem para que os leitos, os exames e os procedimentos aconteçam. Mas estamos em negociação. O superintendente de regulação ficou de fazer uma proposta para ser encaminhada aos médicos”, conta Magalhães. De acordo com o Sindimed-BA, cerca de 80 médicos trabalham no setor de regulação na Bahia.
Conforme a Sesab, a retirada da insalubridade foi uma ação correcional realizada por meio da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), também respaldada por orientação da Procuradoria Geral do Estado (PGE) e da Auditoria Geral do Estado (AGE), que identificaram irregularidades na prática remuneratória destes adicionais. A pasta informa ainda que os servidores que considerarem que executam atividades ou operações insalubres devem se dirigir ao setor de Recursos Humanos da sua unidade, a fim de que seja encaminhado o processo para a reavaliação da Junta Médica do Estado.