Só mesmo o clima de romance pode ser capaz de amenizar a dor de cotovelo do varejo, após amargar queda de 8,6% nas vendas neste ano segundo dados divulgados ontem pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC). Na tentativa de acertar em cheio o bolso dos apaixonados logo à primeira vista, o setor está parcelando as compras no cartão de crédito em até 15 vezes.
O CORREIO deu um giro pela cidade e encontrou a condição não só para presentes convencionais como roupas, calçados ou perfumes. Flores, chocolates e até mesmo o pacote do motel também podem ser divididos em suaves prestações (veja opções abaixo). Em algumas lojas vale parcelar tudo, inclusive, o que não se imaginava que poderia ser dividido. Na Cacau Show do Shopping Barra, por exemplo, dá para comprar chocolate em três vezes, a depender do valor.
Na Floricultura Ikebana, no Rio Vermelho, o parcelamento é uma opção para os românticos incuráveis que não abrem mão de presentear com flores. “A partir de R$ 100, a gente está parcelando. Mas conversando, podemos parcelar até valores menores. O importante, no momento, é não perder venda”, diz a gerente da Ikebana, Meire Jane Moura.
Até os motéis estão dividindo os pacotes no cartão. O Kamasutra (Patamares) e o Hollywood (Pituaçu) participam do Jontex Love Week. A ação da Associação Brasileira de Motéis (ABMotéis) parcela em até três vezes a reserva antecipada dos pacotes para o Dia dos Namorados, que variam entre R$ 497 e R$ 697 no Hollywood, e de R$ 485 a R$ 1.039 no Kamasutra. A expectativa é aumentar em 20% as locações até o domingo. “O mercado moteleiro vem se reinventando com novas suítes e fachadas, cardápios e equipamentos, que se tornaram essenciais para que os estabelecimentos se diferenciem em um setor altamente competitivo”, justifica o presidente da associação, Eusébio Ribeirinha. 


