Passado o Carnaval é hora do varejo rebolar para conseguir metralhar os estoques e impulsionar as vendas. O comércio está armado de promoções pós-festejos para reverter os efeitos da crise que se arrasta desde o ano passado. As lojas de eletros, por exemplo, estão parcelando os produtos em até 12 vezes sem juros. Há promoções também para carros novos, itens de papelaria, cosméticos e outros produtos.
Segundo o presidente do Sindicato dos Lojistas da Bahia (Sindilojas), Paulo Motta, os empresários estão fazendo qualquer negócio para estimular as vendas. “A crise no varejo está muito séria e se agrava a cada dia. É necessário que o lojista sacrifique sua margem se não quiser fechar as portas ou ter que ir buscar empréstimo no banco”.
A solução está em dar o máximo possível de desconto para atrair o consumidor, que continua retraído quando o assunto é gastar. “As promoções são uma forma de buscar uma maneira de sobreviver e o comerciante tem usado muita criatividade para conseguir trazer de volta o cliente para as lojas”, ressalta Paulo Motta.