Se você é um consumidor ativo nas redes sociais, é bom ficar sabendo: é no Instagram onde o menor número de solicitações acontecem, que as marcas melhor respondem aos clientes e resolvem suas pendências. A descoberta é de um novo estudo da Sprinklr, “Tempo de Resposta nas Redes Sociais”. No entanto, a maioria das reclamações de consumidores, que corresponde a 71%, sobre marcas e seus serviços em redes sociais, é feita no Facebook.
A rede social, se comparada com Twitter e Instagram, é a menos eficiente quando o assunto é tempo de resposta e resolução do problema. O estudo analisou 3,9 milhões de reclamações nas redes sociais no Brasil, feitas durante o primeiro semestre de 2016. 71% dos casos foram relatados no Facebook. 22% foram feitos no Twitter e 7% no Instagram. O estudo descobriu o tempo de reação e resposta das marcas aos clientes.
1. Identificação do problema
No geral, 84% dos casos foram identificados pelas marcas em até um minuto. O Instagram é a rede social mais rápida nesse atendimento: 90% dos casos foram identificados em até um minuto. No Twitter, 87%. No Facebook, apenas 74%.
2. Primeira resposta ao cliente
Em 77% dos casos, em média, as marcas deram um retorno ao cliente em até uma hora. Novamente, as marcas se mostrarma mais eficientes no Instagram: 94% de resposta em até uma hora.No Twitter, 73%. No Facebook, 65%.
3. Resolução do problema
Por fim, 80% dos casos foram solucionados em até 24 horas.
O Instagram vence nesse quesito, com 93% de soluções em menos de 24 horas. No Twitter, 81%. No Facebook, 68%. 
Com informações da revista Exame.