O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e outras entidades da sociedade civil divulgaram uma carta de repúdio à parceria entre a Sadia e o chef Jamie Oliver. As entidades lançaram, também, uma campanha online para que cidadãos e outras organizações interessadas assinem a carta e reforcem o pedido de que ele desista da parceria.
Jamie é um chef britânico, apresentador de programas culinários exibidos no Brasil. Ele é conhecido por defender a alimentação saudável e fechou, recentemente, uma parceria com a Sadia em torno do projeto Saber Alimenta, que prevê atividades nas escolas, com crianças de 6 a 10 anos de idade. Esse é um dos pontos mais criticados pelas organizações. Na carta, as entidades destacam que essas atividades, na prática, não passam de ação de marketing da Sadia com objetivo de desenvolver positivamente a reputação da marca e de seus produtos, fidelizando o público ao consumo de alimentos não saudáveis desde a infância.
Além da crítica à parceria, as entidades fizeram um apelo ao Oliver, ao pedir que ‘ele impeça a exposição dessas crianças aos produtos e ao projeto da empresa brasileira’. A carta usa como argumento o art. 37, § 2,° do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e a resolução 163/2014 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), que vedam e consideram abusiva a comunicação mercadológica direcionada à criança.
Além disso, ressalta que, segundo o Programa Nacional de Alimentação Escolar, as ações de educação alimentar e nutricional devem ocorrer sem conflito de interesses. Segundo as entidades, este é, claramente, o caso da parceria entre Jamie Oliver, que tem uma imagem de ativista da alimentação saudável, e a Sadia.
Sadia responde
Em nota enviada ao portal O Consumidor, a empresa afirmou que está ‘sempre atenta e consciente de seu papel na sociedade, e considera importante toda e qualquer atitude favorável à saúde e não só apoia a prática e estímulos a uma vida mais ativa, como procura desenvolver, através de diversas parcerias, várias iniciativas voltadas à comunidade, cultura, educação e meio-ambiente, estimulando as pessoas a serem protagonistas de suas próprias escolhas de hábitos saudáveis, que podem ser praticados desde cedo, em casa, no trabalho e até na escola’.
Dizendo respeitar a diversidade de opiniões, a Sadia esclareceu que o projeto Saber Alimenta não contempla qualquer propaganda da marca ou de seus produtos nas escolas e foi elaborado conforme as diretrizes do Guia Alimentar para População Brasileira, do Ministério da Saúde (MS). O conteúdo do guia determina expectativas de aprendizagem para o Ensino Fundamental I.
“Vale ressaltar ainda que o material didático foi produzido por uma consultoria especializada em educação para manter total isenção no conteúdo pedagógico. De nenhuma forma há qualquer conflito de interesse com o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) citado, sendo inclusive um modelo considerado ao adaptar e desenvolver as ações de educação alimentar nas escolas participantes do projeto. A Sadia reconhece sua responsabilidade no mercado alimentício e respeita todas as recomendações oficiais e legislação vigente”.
“É importante esclarecer ainda que os professores vão atuar como os principais condutores deste projeto e serão instruídos com conteúdo desenvolvido por especialistas pedagógicos e nutricionais para cobrir o currículo tradicional, inserindo informações dos alimentos nas aulas e, desta forma, fazendo com que as crianças se tornem protagonistas na mudança de seus hábitos alimentares e de sua família”, finaliza.