Como parte das comemorações dos 467 anos de Salvador, o governador Rui Costa entrega, nesta terça-feira (29), às 9h, uma nova obra de contenção de encostas na capital baiana, na Estrada Pedreira Limoeiro, no bairro da Palestina. Com investimento de mais de R$ 6,5 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2, a intervenção é uma das maiores já entregues pelo Estado e vai garantir segurança e tranquilidade para mais de três mil moradores que antes viviam numa área de alto risco de deslizamento de terras.
A obra é a 19ª concluída pelo Programa de Contenção de Encostas em Setores de Risco Alto e Muito Alto em Salvador, totalizando um investimento de mais de R$ 25 milhões. Para o secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Carlos Martins, a iniciativa ratifica a preocupação do Governo em entregar obras para salvar vidas que estão em risco e reduzir a ameaça de acidentes. “Nossa preocupação maior é cuidar de quem mais precisa e evitar tragédias como as que ocorreram nas chuvas do ano passado”.
Segundo a dona de casa Elisane Santos, 26 anos, nascida e criada na região, a encosta vai representar um alívio grande para a população. “Isso aqui é uma salvação, porque a gente via o perigo todo dia. As casas estavam à beira do paredão, todo mundo aqui correndo perigo. Quando chovia, era um horror, a terra corria na hora e as casas se acabavam”.
Quem vive na parte de baixo da encosta, como a moradora Cristiane Jesus, não tem mais medo da lama e do entulho que poderiam invadir as casas. “Ninguém dormia direito aqui, todo mundo vivia com o medo da chuva, as pessoas tinham medo de perder tudo do dia pra noite. Agora é uma tranquilidade maior para as famílias aqui da Palestina”, afirmou.