Muita gente tem corrido atrás de promoção a fim de baratear, ao máximo, as compras do supermercado. E uma das estratégias para comprar mais gastando menos é aproveitar os descontos do calendário de promoções de segunda a sábado dos estabelecimentos, que prometem redução de até 25% no preço de produtos, como hortifruti, por exemplo.
E o esforço vale a pena. Segundo estimativas do Instituto Akatu Consumo Consciente, com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma família brasileira formada por três a quatro pessoas gasta uma média de R$ 460 por mês em comida.
Um terço deste valor, o equivalente a R$ 153, acaba sendo desperdiçada. Se o consumidor conseguisse reduzir o desperdício pela metade, os R$ 76 economizados poderiam ir para a caderneta de poupança e, em um ano, o valor chegaria a R$ 912.
“Antes de ir ao mercado, o consumidor precisa analisar todos os alimentos que estão em sua geladeira e armários. Verifique a quantidade e veja a data de validade de cada um para comprar somente aquilo que é preciso, sem desperdícios”, recomenda a Gerente de Comunicação do Instituto Akatu, Gabriela Yamaguchi.
A estratégia da aposentada Maria Sampaio não é diferente. Atenta a todas as propagandas anunciadas na televisão, jornal e no folheto de ofertas, ela costuma trocar informações com parentes e amigos sobre onde tem aquele determinado produto mais em conta. “Garimpo mesmo. Passo em vários mercados e faço um controle grande para evitar o desperdício”, conta. 
“Ginástica” que, segundo ela, representa uma economia acima de R$ 100 a cada compra. “O salário não aumenta, principalmente do aposentado. Aí temos que fazer milagre com o dinheiro sem ficar devendo. Só levo para casa o que posso pagar”, acrescenta a aposentada.
O sobe e desce dos preços constatado toda vez que vai ao mercado tornou o consumo de alguns produtos quase um luxo. “Nunca mais comi filé mignon. Agora é só lombinho e músculo ensopado. A gente vai se ajeitando e sobrevivendo”, lamenta.



