“O grande diferencial da Origem Week é que ela é uma feira de negócios, onde temos mais de 300 marcas de produtos genuinamente baianos, mostrando a força dos pequenos produtores e do agricultor familiar”, explicou o organizador da feira, Marcos Lessa.
“É um evento promissor, bem visitado, que traz boas perspectivas de vendas e de divulgação do nosso produto, que é a cachaça, atraindo compradores para negócios futuros”, pontuou Evaristo Carneiro, da Cooperativa dos Produtores Associados de Cana e Derivados da Micro Região de Abaíra (Coopama).
“Estamos de volta, porque obtivemos resultados surpreendentes nas edições anteriores da Origem Week, tanto em visibilidade como em vendas. É uma grande oportunidade para os pequenos e médios empresários. Nosso produto é o vinho de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina”, relatou o proprietário da Vinícola Vaz, Jairo Vaz.
Capacitação e negócios
Na sexta-feira (15), a Setur-BA promoveu na feira a capacitação para agentes de viagens sobre a Estrada do Chocolate, roteiro turístico situado entre os municípios de Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau. O passeio oferece a experiência de vivenciar a cultura cacaueira, com visitação a fazendas centenárias e fábricas de chocolate.
“Eu não tinha a mínima ideia de como era um pé de cacau ou o fruto, por isso, foi interessante adquirir esse conhecimento, ter um pouco da visão de como são aquelas belas fazendas, onde o turista pode vivenciar todas as etapas de produção, do plantio à colheita”, disse a agente Lúcia Maeda.
A secretaria também realizou uma rodada de negócios, voltada para empreendedores do segmento de alimentos e bebidas. “As conversas, principalmente com pessoas que trabalham em bufês, renderam boas perspectivas de parcerias, que podem se concretizar”, relatou Rodrigo Wanderley, da empresa Café Grão de Luz.