O Dia do Consumo Consciente é celebrado no Brasil anualmente no dia 15 de outubro. A data foi criada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2009. O objetivo é despertar a consciência dos cidadãos para os problemas sociais, econômicos, ambientais e políticos resultantes dos padrões de produção e consumo insustentáveis praticados atualmente.
Além de buscar reduzir o consumo, o Dia do Consumo Consciente busca alertar para o fato de que um produto ou serviço deve minimizar o uso de recursos naturais, materiais tóxicos, diminuir a emissão de poluentes e a geração de resíduos. Exercer o consumo consciente é contribuir voluntariamente e solidariamente para a sustentabilidade e o futuro das próximas gerações. Assim cada um pode aumentar seus impactos positivos e diminuir os negativos que são causados pelo consumo exacerbado e inconsciente.
O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU número 12 diz: “Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis”. Entre as metas estão a redução pela metade o desperdício de alimentos per capita mundial; alcançar o manejo ambientalmente saudável dos produtos químicos e todos os resíduos; e reduzir substancialmente a geração de resíduos por meio da prevenção, redução, reciclagem e reuso; entre outros.
Como refletir no Dia do Consumo Consciente?
Com o objetivo de estimular a reflexão sobre atitudes conscientes em nossas atitudes e valores de vida, a Akatu, realizou uma pesquisa, que apresenta o Teste do Consumo Consciente (TCC) que envolve 13 comportamentos desafiadores para alcançarmos este estilo de vida:
1 – Ler atentamente os rótulos antes de comprar algum produto.
2 – Pedir nota fiscal (cupom fiscal) quando vai ás compras, mesmo que o fornecedor não o ofereça espontaneamente.
3 – Separar os resíduos (lixo) de casa para reciclagem, mesmo não havendo coleta seletiva.
4 – Usar o verso das folhas de papel, sempre que possível.
5 – Fechar a torneira enquanto escova os dentes.
6 – Esperar os alimentos esfriarem antes de guardar na geladeira.
7 – Evitar deixar lâmpadas acesas em ambientes desocupados.
8 – Desligar os aparelhos eletrônicos quando não estiver usando.
9 – Compartilhar com o maior número possível de pessoas as informações que aprende sobre empresas e produtos.
10 – Planejar as compras de alimentos.
11 – Planejar as compras de roupas.
12 – Optar por comprar produtos feitos com material reciclado.
13 – Optar por comprar produtos orgânicos.
Informações do CEBDS