O apelo sentimental do Dia das Mães deverá movimentar o comercio no mês de maio, mas não o suficiente para reverter a crise que o varejo tem enfrentado nos últimos meses. Segundo pesquisa do Boa Vista SCPC, nesse dia das mães, apenas seis em cada dez brasileiros pretendem comprar presentes para as mamães esse ano. Ano passado, a média foi de oito em cada dez. O levantamento mostra ainda que o valor médio dos presentes encolheu esse ano em 28%. Em 2015 o gasto médio foi de 274 e esse ano será de R$ 197.
O reflexo desse comportamento já vem sendo percebido pelo comércio. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), acredita que as vendas no período devem recuar 4,1%, em relação ao ano passado. A expectativa, mais otimista, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado (Fecomércio-BA) é que os números sejam parecidos com os de 2015. “Se a gente conseguir vender o mesmo que vendemos no ano passado, a perda será entre 8% e 10%, melhor do que os 16% de retração que amargamos no primeiro trimestre”, diz Carlos Andrade, presidente da Fecomércio-BA.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Salvador espera que a data incremente as vendas em 30%, em relação a abril, e apresente queda de, pelo menos, 5%, em comparação com o Dia das Mães de 2015, quando, vale lembrar, o varejo já desacelerava.
As informações são do Correio*


