A Edelman Significa, agência global de comunicação integrada, lançou o Earned Brand 2016, estudo que revela a força da relação entre marcas e pessoas. O levantamento feito em 13 países – incluindo o Brasil – a partir de 13 mil entrevistas, se desenvolveu com a métrica Edelman Brand Relationship Index, que mede o vínculo da “indiferença” do consumidor ao “comprometimento”, passando pelo “interesse”, “envolvimento” e “dedicação”.
De acordo com os dados, o índice global é de 38 (0 – 100), enquanto a média no Brasil é de 43 – colocando os brasileiros entre “envolvidos” e “dedicados” às suas marcas favoritas. No país, os setores da economia que desfrutam de melhor relação com os consumidores são: mídias sociais, moda, automóveis e artigos de luxo.
Considerando que o índice de consumidores “comprometidos” – último estágio do Earned Brand Relationship Index – está acima de 70, cabe às marcas atingir esse nível, no qual os indivíduos preferem, compram, mantém-se leais, advogam a favor e defendem a empresa, produto ou serviço.
O estudo traz ainda insights para as empresas “chegarem lá”. “Amigos ou pessoas que considero similares a mim me influenciam mais do que publicidade, imprensa e até especialistas. Para fazer parte das conversas e ser relevante, as marcas precisam agir e, mais do que falar de si, precisam ter um propósito que interesse e engaje às pessoas a conversarem com ela e sobre ela”, sinaliza Daniela Schmitz, líder de Engajamento para Marketing na Edelman Significa.
Confira outros resultados do estudo no Brasil:
– 93% confiam em seu pares quando querem saber mais sobre marcas;
– 81% confiam em seus pares para tomar decisões de compra;
– 66% não comprarão se a marca não tiver compromisso social;
– 75% dizem que fazer o bem deveria ser parte do DNA da marca;
– 68% acham que as marcas podem fazer mais do que o governo para solucionar problemas sociais;
– As empresas de mídias sociais possuem 21% de consumidores “comprometidos”;
– No outro extremo, estão as marcas de gestão de energia doméstica, com 8% de “comprometidos”.