A partir desta quarta-feira (3), a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), inicia a Operação Dia das Mães. As equipes de fiscalização vão percorrer os estabelecimentos comerciais mais frequentados, como lojas de roupas, joalherias, salões de beleza, perfumarias, floriculturas e lojas de calçados, inclusive aos finais de semana.
Durante a iniciativa, que ocorre até o dia 12, serão apuradas irregularidades, tais como: preços divergentes entre o anunciado e o praticado, falta de informações sobre a validade dos produtos e de clareza sobre as condições de pagamento. Caso algum estabelecimento seja autuado, por apresentar infrações, poderá ser aplicada multa que varia de R$900,00 a R$9 milhões.
“Em momentos de alta demanda, como o Dia das Mães, a intensificação das ações é essencial para assegurar que os lojistas atuem em conformidade com as normas de proteção ao consumidor, oferecendo produtos e serviços de qualidade”, afirmou o diretor da Codecon, Zilton Krüger Netto.
Fique atento
Para ajudar os consumidores a fazerem compras seguras e conscientes, a Codecon oferece algumas dicas importantes:
– Pesquise preços antes de sair para comprar, assim você pode comparar valores e encontrar as melhores ofertas;
– Exija nota fiscal, pois ela é uma garantia do seu direito como consumidor. Sem ela, você pode ter dificuldades para fazer a troca ou reclamar de algum produto ou serviço;
– Cuidado com as compras pela internet, certifique-se de que o site é confiável e seguro, verificando se há informações sobre a empresa, como CNPJ e endereço físico;
– Verifique a reputação da loja em que pretende comprar, procurando por avaliações e comentários de outros consumidores na internet;
– Confira as informações sobre garantia e assistência técnica para ter mais segurança e tranquilidade na hora de adquirir produtos e serviços.
Denúncias
Nos caso de dúvidas ou denúncias, os consumidores podem entrar em contato com a Codecon através dos aplicativos Codecon Mobile e Fala Salvador, site www. codecon.salvador.ba.gov.br, portal Fala Salvador, no endereço www.falasalvador.ba.gov.br, ou através do Fala Salvador, no número 156. Também é possível requisitar o órgão na Central Municipal de Atendimento ao Consumidor, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua Chile, 3, Centro. Mais orientações, (71) 3202-6270.
Informações da Agência Brasil