Com investimento de R$ 5 milhões em obras e equipamentos de radiologia, mamografia e tomografia, o governador Rui Costa e o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inauguraram, nesta segunda-feira (4), o novo setor de Bioimagem do Centro Estadual de Oncologia (Cican), principal unidade de diagnóstico e tratamento de câncer da rede pública do estado. Com o novo serviço, o Cican, que realiza 60 mil procedimentos por mês, incluindo tratamentos, consultas, exames laboratoriais e de imagem, agora se torna também referência em alta tecnologia.
A implantação dos novos equipamentos é resultado da Parceria Público-Privada (PPP) de Imagem entre o Governo do Estado e a Rede Brasileira de Diagnósticos (RBD). Esse modelo de gestão foi destacado pelo governador na ocasião. “É a primeira experiência [em PPP de Imagem] do Brasil. Com ela esperamos um melhor serviço e maior produtividade. A empresa aqui será remunerada pela qualidade e quantidade de exames feitos. Se um equipamento der defeito, por exemplo, a empresa não receberá pelos dias em que não realizou exames. Com isso, aumentaremos e muito a quantidade de exames disponível para a população. A nossa expectativa é que os outros hospitais, como o Roberto Santos, o HGE e os novos hospitais que estamos construindo, em todos eles, seja implantado este projeto de PPP”, explicou.
De acordo com o secretário, além de ofertar à população um novo raio-x, o Cican passa a contar com um tomógrafo de 16 canais, possibilitando maior definição na imagem, e cinco mamógrafos, sendo dois digitais com estereotaxia. Ele ressalta ainda que em toda a Bahia existiam apenas dois mamógrafos digitais, ambos na rede privada. A previsão da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) é que, até o final do ano, sejam investidos mais de R$ 80 milhões em obras e equipamentos para diagnósticos por imagem, em 11 unidades públicas de saúde no estado.
A moradora de Camaçari Helena da Silva é uma das beneficiadas com o setor de diagnóstico por imagem do Cican. Ela conta que faz tratamento contra o câncer na unidade desde setembro de 2015. “Estava com uma tomografia marcada para ser feita no Hospital Roberto Santos e com esse aparelho aqui [no Cican] tive a possibilidade de antecipar meu exame”, disse ela, que ainda elogiou o trabalho dos profissionais e a estrutura de atendimento.