Mais três carros abandonados foram recolhidos pela Operação Cidade Limpa, do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), nesta quinta-feira (25). Lixo e folhas secas estavam acumuladas dentro do primeiro veículo levado pelos agentes. Debaixo, uma garrafa de água mineral e uma embalagem plástica podiam acumular água e se tornar um criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Os carros foram encontrados em Mussurunga, próximo à Avenida Paralela, em Salvador, após denúncia de uma associação com cerca de 250 moradores.
Segundo o major Luide Souza, coordenador da operação, o objetivo é tirar das ruas da cidade veículos em situação de abandono. “As pessoas devem ligar para os telefones 3116-2254 ou 3116-2430. Caso se trate de condomínio, é necessária a autorização do gestor. Nós mandamos uma equipe para fazer o reconhecimento e, se for constatado que o carro está em estado de abandono e se trata de ameaça à saúde pública, no dia seguinte outra equipe vai fazer o recolhimento”.
Quem possuir um veículo que não tem mais utilidade deve retirar as placas, providenciar o recorte do chassi, procurar o Detran e pagar todas as taxas e impostos. Desta forma, ele estará pronto para o descarte em um ferro velho. “O carro abandonado continua gerando taxas e impostos – principalmente o IPVA -, que podem gerar problemas de protesto em cartório e negativação no Serviço de Proteção ao Crédito, além do pagamento de R$ 49 de taxa e outros R$ 150 do guincho”, explica o major.