Uma das características do setor bancário brasileiro é que ele é bastante concentrado. Segundo dados do Banco Central (BCB) apenas cinco instituições concentram 80% da quantidade de recursos disponíveis no país. O cenário se confirma quando o critério de análise é a lembrança do consumidor.
Aqui em Salvador apenas três bancos foram lembrados por 75,1% dos consumidores, de acordo com pesquisa realizada para o prêmio Top of Mind em 2016, realizado em parceria com o jornal CORREIO. O Bradesco foi o vencedor da disputa na categoria bancos pela 18ª vez, com 31% das lembranças, entretanto, foi seguido de perto pelo Banco do Brasil (BB), com 26,1%, numa demonstração da disputa que existe dentro do setor. A Caixa Econômica completa o trio, com 18% das citações, de acordo com a pesquisa, que foi realizada pela Potencial Pesquisa & Informação.
A cerimônia que vai premiar as 22 marcas vencedoras do Top of Mind este ano acontece na próxima quinta-feira, dia 6. O diretor de marketing do Bradesco, Jorge Nasser, destaca a importância do prêmio para a empresa.
“A escolha demonstra a proximidade que temos com toda a população da Bahia, que foi refletida de forma espontânea na lembrança de nossa marca quando o assunto é instituição financeira. Receber o Top of Mind afirma o reconhecimento das ações do banco no estado, como a abertura de novas agências e pontos de atendimento, ao trabalho de democratização ao acesso de produtos e serviços, a nossa contribuição para a bancarização da população, entre outras”, diz.
Para Nasser, a competição entre os bancos tem um grande vencedor: os clientes. Ele lembra ainda que a capilaridade do banco é uma grande aliada para fazer a marca ser sempre lembrada na premiação. Em 21 edições, o Bradesco venceu 18.
“A nossa ampla capilaridade e, consequentemente, a forte presença na vida dos brasileiros, por si só, cria uma forte identificação entre a marca Bradesco e as pessoas e, sem dúvida, é o grande diferencial da instituição”, aponta.
O banco está presente no estado por meio de 297 agências, 320 pontos de atendimento, 3.593 unidades do Bradesco Expresso, além de uma ampla rede de máquinas de autoatendimento.