Dando continuidade as ações educativas da Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Codecon), teve início ontem (29), na sede da Secretaria de Educação (Smed), a segunda edição do projeto SOS Servidor. O serviço funcionará das 9h às 14 até o dia primeiro de abril. O projeto faz parte do conjunto de ações itinerantes do órgão e tem por objetivo informar, orientar e direcionar os servidores públicos municipais que apresentarem problemas em suas relações de consumo.
De acordo com o chefe do setor de Educação e Divulgação da Codecon, Antônio Carlos Lima, a expectativa é que os atendimentos deste ano sejam superiores aos realizados em 2015. “Este serviço do SOS Servidor é sempre muito requisitado. No ano passado realizamos este atendimento em cinco secretarias. Nosso balanço identificou que realizamos aproximadamente 600 atendimentos.”, destacou Lima. Além de sanar dúvidas, o projeto pretende auxiliar o servidor para que ele não precise se ausentar do trabalho para a resolução de suas pendências.
Na primeira edição do SOS Servidor os líderes de reclamações foram os cartões de crédito. “O consumidor precisa ficar ciente dos seus direitos. Quando ele envia um equipamento para a assistência, por exemplo, a empresa tem até 30 dias para resolver o problema. Passando deste prazo, o cidadão pode exigir seu dinheiro de volta ou até mesmo a substituição por um novo produto”.
O gestor ainda destacou que apesar do projeto ter como foco educativo o servidor público municipal os atendimentos também se estendem a membros da comunidade. Além da orientação são distribuídos panfletos, folders e cartilhas educativas e exemplares do Código de Defesa do Consumidor (CDC).