Os resultados alcançados com o Carnaval de Salvador e nas 15 cidades do interior da Bahia são altamente positivos para os baianos e turistas. Salvador recebeu cerca de 560 mil visitantes, brasileiros e estrangeiros, que injetaram R$ 840 milhões na economia local.
A média da ocupação hoteleira foi de 97% e alcançou os 100% nos hotéis próximos aos circuitos carnavalescos, um dos indicativos do êxito alcançado pelo governo, afirma o secretário do Turismo da Bahia, Nelson Pelegrino.
Este ano, foram geradas cerca de 230 mil vagas temporárias. A maioria delas em hotéis, restaurantes, bares, etc. Além dos empregos ligados diretamente às atividades do Carnaval, como blocos e camarotes.
“A cadeia produtiva do Carnaval envolve diferentes setores e influencia os segmentos de comida e bebida, vestuário, turismo, mercado fonográfico, dentre outros”, disse o secretário. “Por isso, o Governo da Bahia valoriza a diversificação da festa, investiu no Carnaval pipoca – o que atraiu maior público em 2016 -, e modernizou ainda mais a segurança pública”.
Carnaval Pipoca – O Governo da Bahia é o principal incentivador da diversidade, afirmou o secretário. “Em parceria com a iniciativa privada, asseguramos apoio ao samba, axé, afoxés, reggae, rock e ao carnaval pipoca, ao mesmo tempo em que apoiamos as entidades de matriz africana”.
Guias e Monitores – O receptivo contou com 244 profissionais habilitados para dar informações turísticas em até oito idiomas. A ação incluiu hotéis e pontos estratégicos dos três circuitos, além dos portões de acesso à cidade: aeroporto, porto e rodoviária. Porto Seguro e Praia do Forte também entraram no projeto.