A PROTESTE testou 16 marcas de arroz branco e apenas uma marca foi desclassificada. O restante teve boa avaliação, sendo que uma delas obteve o melhor desempenho. Confira tudo sobre o teste de arroz branco e descubra quais foram as melhores do teste. Quanto ao tempo de cozimento, todas as marcas foram aprovadas. Neste teste, foi verificado se todos os grãos cozinham de maneira uniforme em 12 minutos.
O resultado também foi positivo na verificação da capacidade de expansão, que mede o rendimento do produto. Todos passaram na avaliação, mas os dois melhores neste item são Prato Fino e Camil, que chegam a ter um rendimento quase três vezes superior ao volume inicial (arroz cru). Grãos estão livres de insetos
Na classificação vegetal – quando são verificadas a qualidade dos grãos e a presença de insetos –, a única marca que não está em conformidade com a denominação tipo 1 é a Solito, que tinha insetos vivos dentro da embalagem. Os outros produtos não apresentaram problemas na análise de grãos, estando, portanto, dentro do que se espera do alimento.
Outra característica que foi testada foi a umidade. De acordo com a norma estabelecida pelo Ministério da Agricultura, o grau máximo de umidade tem que ser de 14%.A maioria das marcas avaliadas está dentro desse padrão, mas algumas apresentam índices um pouco acima do permitido. Nesses casos, estão os produtos Carrefour, Granfino, Super Máximo, Namorado, Rosalito e Tio João, cujos graus variam entre 14,1% e 14,4%. Apesar disso, essas marcas foram consideradas aceitáveis. Leia mais em Proteste.