Até a primeira quinzena de julho, a população de Salvador contará com mais de 150 linhas de ônibus urbanos integrados ao metrô. Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria de Municipal de Mobilidade (Semob), para melhorar a vida do usuário do transporte público de Salvador. A partir deste domingo (12), a população da capital já vai poder contar com a integração de mais 27 linhas da Estação Pirajá.
A integração das linhas urbanas com o metrô teve início em janeiro desse ano com dez linhas do eixo das Estações da Lapa, Acesso Norte e Retiro. Nesta segunda etapa, as 27 linhas alimentadoras da Estação Pirajá, ou seja, aquelas que têm o terminal como último ponto de destino, serão integradas ao sistema. Além disso, no próximo dia 10 de julho, todas as 117 linhas da Estação da Lapa também irão fazer a integração com sistema metroviário.
Com a integração, o usuário, dentro do período de duas horas, pagará uma única tarifa, com valor equivalente à cobrada pelo sistema de ônibus, e terá acesso aos dois modais, através dos vales transportes eletrônicos:
SalvadorCard, Bilhete Avulso e Metropasse. “Com a integração, o usuário do transporte público passa a ter a possibilidade de escolher entre o ônibus e o metrô para finalizar sua viagem, sem nenhum prejuízo financeiro”, explica o secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota.
Para que isso aconteça, a Semob vem criando mecanismos para informar e auxiliar a população sobre a integração, como, por exemplo, a distribuição gratuita do bilhete avulso, aumento dos pontos de carga e recargas – que já passam de 40 – e visitas nos bairros e reuniões com lideranças, informando o funcionamento da integração. Além disso, promotores estarão presentes nas estações que farão integração, panfletando e explicando o sistema para que não haja dificuldades de acesso dos usuários ao sistema integrado.
Para que os usuários possam identificar as linhas que vão se se incorporar com o metrô, os coletivos terão o rótulo com o símbolo da integração, na cor vermelha. Este símbolo está acoplado aos ônibus nas partes dianteira, lateral e traseira para melhor visibilidade. Vale ressaltar que o benefício “Domingo é Meia” não será válido para a integração entre ônibus e metrô. Portanto, o cidadão que optar pela integração no domingo vai pagar o valor normal da tarifa.



