Notícia

Chuvas em Salvador já chegaram a 735 milímetros em abril, aponta Codesal

Chuvas em Salvador já chegaram a 735 milímetros em abril, aponta Codesal

As fortes chuvas que caem Salvador já chegaram a 735 milímetros neste mês de abril, apontam dados da Defesa Civil (Codesal) atualizados nesta quarta-feira (24), após mais uma manhã chuvosa na capital baiana. Diante deste cenário, a Prefeitura intensificou as ações para mitigar os efeitos, realizando por exemplo vistorias, recuperações de infraestrutura, limpeza, manutenção urbana e apoio às famílias que moram próximas a áreas de risco. O volume de chuvas registrado em abril na cidade já é o maior dos últimos 30 anos. Só para se ter uma ideia, a média histórica deste período é de 284,9 milímetros. Ou seja, antes mesmo de acabar o mês, já choveu mais que o dobro do que o esperado. Os maiores acumulados de chuva em 12 horas na capital baiana, dados atualizados às 10h30, foram registrados no Saboeiro (82,2mm), Cabula-19BC (78,4mm), Boca do Rio - Centro de Convenções(77,2mm), Imbui (75mm74,1mm) e Cabula (74,1mm).

“Neste mês de abril, Salvador vem demonstrando como é uma cidade mais resiliente e mais preparada para os efeitos das chuvas do que no passado. Apesar do volume histórico de chuvas, o maior dos últimos 30 anos, não temos registrado eventos graves, que causam prejuízos materiais de grande porte ou levam risco à vida das pessoas. Essa é a nossa maior preocupação desde sempre, proteger os soteropolitanos”, disse o diretor da Codesal, Sosthenes Macedo.

A Codesal emitiu alerta para a continuidade de chuvas moderadas a fortes, com risco de deslizamento de terra e alagamentos. Devido a atuação de um sistema de baixa pressão na atmosfera, a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado com chances de até 90% de chuvas moderadas a fortes, a qualquer hora do dia.

“Todas as nossas equipes estão mobilizadas em toda a cidade para mitigar os problemas ocasionados pelas chuvas. Temos registros de ocorrências e estamos atuando nelas para auxiliar e proteger a população, principalmente aquelas que moram próximas a áreas de risco. Estamos atentos, uma vez que a chuva deve continuar”, completou Sosthenes Macedo.

Equipes da Secretaria de Manutenção (Seman) estão nas ruas para remover materiais, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) atua em imóveis com risco de desabamento. Profissionais da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) estão em diálogo com a população das regiões mais carentes.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.