A Coordenadoria de Salvamento MarÃtimo (Salvamar), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), está com um esquema especial de plantão durante a passagem da frente fria em Salvador. De acordo com o coordenador Kailani Dantas, equipes de salva-vidas estão na base, localizada em Patamares, atuando em esquema de ronda, com viaturas nas praias fazendo prevenção junto a pessoas que tentem se aventurar no mar e explicando que este não é um momento propÃcio para o banho.
“A Salvamar não indica o banho de mar nesse perÃodo, pois está muito perigoso. Temos equipes rondando as praias, fazendo essa prevenção e, além disso, estamos a postos para apoiar a Defesa Civil de Salvador (Codesal) em qualquer eventualidade de alagamento na cidade, com embarcação e equipes prontas para qualquer solicitação”, disse Dantas.
Nas áreas alagadas, os salva-vidas atuam com a embarcação, adentrando os lugares e ajudando a fazer a retirada das pessoas que estão em situação de risco. “A equipe é especializada e capacitada para estar dando esse apoio, já que fazemos parte do grupo de prevenção de acidentes da Codesal”, reforçou o coordenador.
Estrutura – A Salvamar dispõe de 270 agentes, distribuÃdos em 35 postos ao longo de 28 km de orla, no trecho entre as praias de Jardim de Alah e Ipitanga (próximo ao kartódromo). Outros quatro postos móveis atuam diariamente e servem também a eventos do municÃpio.
A estrutura é composta por moto aquática, pranchões, pés-de-pato, máscaras de mergulho, respiradores, capacetes e botes. Os salva-vidas também realizam medidas preventivas, educacionais, de orientação e de salvamento em ambientes aquáticos, evitando afogamentos e preservando a vida de quem estiver em perigo.
Contato – Em caso de emergência, além do contato direto com os profissionais nas praias, o serviço pode ser acionado através do número (71) 3202-4970. Já nas demais praias fora do trecho entre Jardim de Alah e Ipitanga, o contato deverá ser feito com o Grupamento MarÃtimo (Gmar), do Corpo de Bombeiros, pelo número 193. Em caso de áreas alagadas, o contato deve ser feito com a Codesal, no número gratuito 199.
Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:
Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:
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