Notícia

Museus do Ipac funcionarão no feriadão da Semana Santa; confira a programação

Museus do Ipac funcionarão no feriadão da Semana Santa; confira a programação

Os museus administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac-BA), terão, na última semana de março, entre os dias 28 e 31, uma programação especial dedicada à arte e à cultura. Os eventos são gratuitos e prometem uma experiência enriquecedora aos visitantes. Aulas de yoga e de circo no Museu de Arte Contemporânea (MAC_Bahia), ocupação do Teatro Vila Velha no Museu de Arte da Bahia (MAB), show de jazz no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) e exposições abertas no Centro Cultural Solar Ferrão, Museu Udo Knoff e no Parque Histórico Castro Alves (PHCA) estarão disponíveis ao público durante o feriado. Confira, abaixo, a programação de cada museu. No MAC_BA, tem a última semana da ocupação Mas é Carnaval – Coletivo GIA na sala Multiuso do Museu e, no sábado de Aleluia (30), a diversão é garantida com o Perdão do Judas, programada para começar às 11h. Além disso, às 16h30 do sábado (30) e também no domingo (31), haverá visitas guiadas ao acervo da instituição.

No domingo (31), o dia inicia com uma revigorante aula de yoga, conduzida por Carla Dantas, no programa Amanhecer no MAC, às 8h. À tarde, às 16h, os visitantes terão a oportunidade de desfrutar de uma divertida aula de circo com a arteeducadora Gio. Um final de semana repleto de cultura e entretenimento.

Endereço: R. da Graça, 284 – Graça, Salvador – BA, 40150-060

Funcionamento: terça a sábado, das 10h às 22h, domingo e feriados, das 8h às 20h.

Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) (@bahiamam)

No Museu de Arte Moderna da Bahia, entram na última semana de exibição as exposições “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito” e a “Casa de Mulheres”. Serão realizadas no Casarão.

No sábado (31), é Dia de Jazz com sotaque baiano no MAM. Com mais uma edição do Jam no MAM, a galera da banda Geleia Solar promete agitar o Pátio Pôr do Sol, a partir das 17h, com muita música boa.

Os visitantes também poderão aproveitar a residência artística O Museu é a Rua na Casa do Museu Popular da Bahia, conferir a Coleção de Arte Lina Bo Bardi no Espaço Lina e a Linha do Tempo MAM na Livraria Caramurê.

Endereço: Avenida Lafayete Coutinho, s/n, Comércio

Funcionamento: terça a Domingo, das 10h às 18h.

Museu de Arte da Bahia (MAB) (@museudeartedabahia)

No Museu de Arte da Bahia, sábado (30), o dia começa com a oficina a Voz Desejante, com Valeria Rocha, às 10h. No domingo (31), às 11h, o “Vila Ocupa o MAB” traz para o museu o projeto Pé de Feijão Mariar: Um Mar de Poesias, com Lapa e Natalyne Santos, uma experiência imperdível para a criançada. Além desses eventos, o museu está com as exposições “Rodin e seus amigos” e “A iconografia da Bahia” abertas para os visitantes durante todo o horário de funcionamento.

Endereço: Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador – BA, 40080-004

Funcionamento: terça a Domingo, das 10h às 18h.

Centro Cultural Solar Ferrão (@centroculturalsolarferrao)

No Centro Cultural Solar Ferrão, está em cartaz a exposição “Máscaras”, que exibe artefatos elaborados com complexas técnicas em madeira.

Endereço: R. Gregório de Matos, 45 – Pelourinho, Salvador – BA, 40026-240

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h.

Museu Udo Knoff (@museuudoknoff)

No Udo Knoff, primeiro museu de azulejaria e cerâmica do Brasil, está em exibição a exposição intitulada Udo Colecionador, com um grande acervo de azulejos, pratos, jarros e telhas de origens variadas.

Endereço: R. Frei Vicente, 3 – Pelourinho, Salvador – BA, 40025-060

Funcionamento: terça a domingo, das 10h às 18h.

Parque Histórico Castro Alves (@parquehistoricocastroalves)

Quem visitar o Parque Histórico Castro Alves terá a oportunidade de conhecer o Acervo PHCA, A Casa Sertaneja e a exposição Nossas Curvas não se Curvam, que realça o empoderamento e a luta da mulher plus size contra o preconceito

Endereço: Praça Castro Alves, 106 – Centro, Cabaceiras do Paraguaçu – BA, 44345-000

Funcionamento: terça a domingo, das 9h às 17h.

Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia 

O Ipac é uma autarquia vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais. Trabalha na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.