Notícia

Aristides Maltez adquire aparelho de ressonância magnética com recursos do Sua Nota é um Show

Aristides Maltez adquire aparelho de ressonância magnética com recursos do Sua Nota é um Show

Com o simples gesto de colocar o CPF na nota fiscal, é possível apoiar instituições filantrópicas como o Hospital Aristidez Maltez (HAM), que há 71 anos atua no tratamento especializado do câncer. A unidade é uma das 549 instituições filantrópicas que participam do programa de educação fiscal Sua Nota é um Show de Solidariedade, conduzido pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA). A parceria tem proporcionado resultados importantes para o atendimento gratuito a pessoas carentes: com os recursos do programa, de acordo com o hospital, foi possível adquirir um novo aparelho de ressonância magnética.

“A liberação desses recursos permitiu ao Aristides Maltez adquirir esse moderno equipamento que, hoje, realiza mais de 500 exames por mês e é fundamental para o diagnóstico e acompanhamento dos nossos pacientes. A Nota Premiada Bahia reforça o compromisso do Governo do Estado em garantir novas fontes de recursos para as instituições filantrópicas”, afirmou o diretor administrativo do hospital, Washington Couto. Segundo ele, o aparelho de ressonância magnético anterior já não atendia às necessidades da unidade, pois tinha mais de 20 anos de uso, o que demandava um alto custo de manutenção.

A gestão do programa Sua Nota é um Show de Solidariedade foi elogiada por Aristides Maltez Filho, presidente da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), entidade mantenedora do hospital. “Para nós e para as instituições filantrópicas como um todo, isto é muito importante”, afirmou, durante a solenidade de concessão da insígnia da Ordem do Mérito da LBCC ao secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório, na última quarta-feira (13), no auditório do Hospital Aristides Maltez. De 2018 a 2023, os recursos do programa destinados ao Hospital Aristides Maltez somaram R$ 4,3 milhões.

Como apoiar

O compartilhamento de notas com as entidades apoiadas ocorre a partir da adesão do consumidor à campanha Nota Premiada Bahia. Para participar da campanha e ajudar as instituições do Sua Nota é um Show de Solidariedade, basta se cadastrar uma única vez, preenchendo o formulário disponível no site www.notapremiadabahia.ba.gov.br. No momento do cadastro, é possível escolher até duas instituições filantrópicas, uma da área de saúde e outra da social, para compartilhar as suas notas eletrônicas.

Após essa etapa, é importante pedir para inserir o CPF na nota fiscal a cada compra realizada em estabelecimentos comerciais. As premiações para as instituições sociais e de saúde acontecem a cada quatro meses, de acordo com a quantidade de notas fiscais que foram compartilhadas para cada entidade.

Combate ao câncer

O Hospital Aristides Maltez (HAM), braço operacional da Liga Bahiana Contra o Câncer (LBCC), funciona no bairro de Brotas, em Salvador, e é a principal unidade de atendimento oncológico via Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado. São 255 leitos e mais de 200 profissionais médicos especializados. A unidade recebe em média, por dia, mais de 3.500 pessoas de todas as idades. De janeiro a outubro deste ano, foram realizadas mais de 8 mil cirurgias e cerca de 169,2 mil consultas.

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.