Notícia

Planserv inicia implantação de biometria facial para atendimento de beneficiários de todo estado

Planserv inicia implantação de biometria facial para atendimento de beneficiários de todo estado

O Planserv, assistência médica do servidor público estadual, órgão vinculado à Secretaria de Administração (Saeb), iniciou nesta sexta-feira (01) a implantação da biometria facial para beneficiários. Até então, o sistema utilizava a impressão digital. A medida visa garantir mais agilidade e segurança aos serviços ofertados em todo o estado. O cadastramento da imagem da face pode ser feito de duas formas: no aplicativo móvel do Planserv ou no prestador de saúde, no ato do atendimento. Durante todo o mês de dezembro, os usuários poderão realizar o cadastramento, que só passará a ser exigido a partir de janeiro de 2024.

Em 1º de janeiro, a biometria facial vai valer para atendimento em clínicas e laboratórios. Já os hospitais adotarão o procedimento para todos os atendimentos em 1° de fevereiro. A mesma data vale para os atendimentos de urgência e emergência. “Essas mudanças vieram a partir da construção do Estado em modernizar os serviços do Planserv. A gente tem hoje um aplicativo que dá a opção de ter os seus dados na mão, a utilização do Planserv e, principalmente, o cadastramento da face, mudando completamente a estrutura e a concepção da identificação dos nossos beneficiários”, justificou a coordenadora-geral do Planserv, Socorro Brito. Ainda de acordo com a coordenadora, a intenção é conhecer diretamente as pessoas para que a gente possa modernizar os serviços e oferecer serviços cada vez mais elaborados, com mais qualidade.

Socorro explicou como o cadastramento pode ser feito pelo próprio usuário através do aparelho celular. “Basta baixar gratuitamente o aplicativo nas lojas do Android e iOS. O beneficiário vai se identificar e cadastrar os dados. A partir daí, ele vai ter a estrutura de informações sobre as autorizações, sobre o que utilizou na rede para confirmar se está tudo correto”, detalhou a coordenadora. Os prestadores de serviço estão sendo instruídos a auxiliar tanto as pessoas a usarem o aplicativo quanto a inserir também a impressão facial nas máquinas e nos computadores do Planserv no atendimento presencial. Os postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) também estão disponíveis para orientar as pessoas a usarem o aplicativo.

Serão isentos da biometria facial as crianças de zero a quatro anos. Aos pais e responsáveis de crianças de cinco a 12 anos que não possuem RG será concedido um prazo de seis meses para confecção (1º de dezembro de 2023 a 1º de junho de 2024) do documento e posterior cadastramento da biometria facial. Após esse período, será obrigatória a apresentação no momento do atendimento.

Para a coordenadora operacional da Clínica Seta, Iara Eliotério, o ganho em segurança com a implantação do recurso é o maior dos benefícios.  Ela também destacou a praticidade no atendimento. “É a garantia que a gente está fazendo atendimento com o paciente correto, porque não dá margem para que tenha erro nesse processo. Uma vantagem é a agilidade, porque quando a gente fazia o cadastramento por impressão digital, corria o risco de o paciente ter alguma patologia ou algo na sua digital que atrapalhasse esse atendimento”, contou.

No primeiro dia de cadastramento na Clínica Seta, a aposentada Vera Basílio, 67 anos, realizou o reconhecimento facial com a ajuda da atendente antes de passar por uma consulta com mastologista. “Para nós, usuários do Planserv, eu acho ótimo, porque o atendimento é mais ágil na recepção. A gente não perde aquele tempo trocando de dedo, tentando fazer a biometria, aquela coisa que às vezes dificulta. É bom para a gente e para a entidade de saúde que vai prestar o serviço”, avaliou.

A designer de produtos, Júlia Godinho, 26 anos, dependente do pai no Planserv, ficou sabendo da mudança ao chegar à clínica para uma consulta. “Descobri essa novidade agora, no atendimento. Achei interessante, porque acaba que é um jeito mais fácil, mais rápido e mais seguro também. Difícil ter algum tipo de fraude com relação ao nosso rosto. Fiz o processo rapidinho e já estou com tudo cadastrado”, elogiou a jovem.

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.