Notícia

Novo Mané Dendê lança projeto de incentivo à compostagem

Novo Mané Dendê lança projeto de incentivo à compostagem

O Projeto Novo Mané Dendê (PNMD) lançou, na quarta-feira (29), o Projeto “Jardins Sustentáveis”. O evento aconteceu na Gerência Regional da Educação (GRE) Subúrbio I, no bairro de Itacaranha, e reuniu técnicos e educadores ambientais do Programa de Educação Ambiental (PEA) do projeto e, também, moradores dos bairros beneficiados pelo Novo Mané Dendê. A atividade é uma parceria entre a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e a Empresa Torre. A iniciativa busca estimular a técnica de compostagem nos bairros da poligonal do programa municipal.   

A compostagem é o processo de reciclagem do resíduo orgânico que transforma a matéria orgânica em adubo natural, que pode ser usado em hortas, jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos. “Essa ação é muito importante, pois visa o aproveitamento da fração orgânica do resíduo e a redução do volume destinado ao aterro sanitário de Salvador”, ressaltou o gerente ambiental do projeto, Danilo Sobrinho.  

No encontro, o PEA do Novo Mané Dendê entregou cerca de 16 composteiras domésticas a moradores eleitos e capacitados nas oficinas pedagógicas que foram realizadas anteriormente pelo projeto. As composteiras entregues aos selecionados funcionarão como unidades demonstrativas pedagógicas. Foram escolhidos representantes das mais diversas áreas, como saúde, educação e, também, a comunidade. 

Educação e meio ambiente – Esse trabalho permite à comunidade do Subúrbio Ferroviário a experimentação, a troca e a reflexão coletiva. Além disso, a compostagem ajuda o meio ambiente, reduz a poluição e faz com que matérias orgânicas voltem a ter utilidades, pois o adubo orgânico é rico em nutrientes. 

Luís Claúdio, 48 anos, porteiro da Escola Municipal Senador Antonio Carlos Peixoto de Magalhães, no bairro de Rio Sena, foi um dos escolhidos para receber o kit. Bastante animado, ele já planeja diversas atividades unidade de ensino. “Adorei participar das oficinas de compostagem. Aprendi, gostei e vou colocar em prática. Vou passar todo o aprendizado para toda a comunidade.  Vamos criar um espaço para a educação ambiental, vai ser muito bom!”, comemorou. 

PEA – O Programa de Educação Ambiental do projeto Novo Mané Dendê tem como objetivo contribuir, sensibilizar e ampliar o conhecimento ambiental dos moradores da Bacia Hidrográfica do Rio Mané Dendê, desenvolvendo rodas de conversa e uma escuta ativa nas comunidades, buscando despertar mudança de pensamento e comportamento que favorecem diretamente a melhoria de vida das comunidades do Subúrbio. Os bairros contemplados pelo projeto são Alto da Terezinha, Itacaranha, Ilha Amarela, Plataforma e Rio Sena. 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.