Notícia

Ministra anuncia mais 200 ambulâncias do Samu para reforçar cobertura em todo o estado

Ministra anuncia mais 200 ambulâncias do Samu para reforçar cobertura em todo o estado

A Bahia vai receber mais 200 ambulâncias que vão fortalecer o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em todo o estado. O anúncio foi feito pela ministra da Saúde, Nísia Trindade, durante visita ao município de Vitória da Conquista, na última segunda-feira (27).

“A saúde tem no Samu uma referência, já que são 20 anos salvando vidas e prestando atendimentos de urgência. Nós publicamos, hoje, o edital para mais 1.760 ambulâncias. Dessas, 200 serão para a Bahia. Nosso objetivo é a universalização do Samu em todo o Brasil para que toda a população esteja coberta pelo serviço”, anunciou a ministra, acompanhada do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e da secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana.

Ainda na segunda, o Governo Federal e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), entregaram 48 ambulâncias do Samu a 47 unicípios baianos. O investimento total foi de R$ 14,89 milhões. Do total, 33 foram unidades de suporte básico (USB) e 15 destinadas à renovação de frota.

 

A secretária de Saúde da Bahia explicou que os veículos vão auxiliar na qualificação da assistência prestada e ajudar a otimizar o fluxo de pacientes regulados através da Central Estadual de Regulação (CER). “É muito importante destacarmos o papel crucial que os veículos têm no processo de regulação através da remoção dos pacientes. Era um pedido do Governo da Bahia desde 2021 e só agora, com o Governo do Presidente Lula, que fomos atendidos. Esse apoio do Governo Federal é fundamental e temos certeza que a parceria vai continuar”, afirmou a secretária.

Atualmente, a Bahia conta com 89% de cobertura do Samu por meio de sistemas regionais, que atendem a 25 das 28 regiões de saúde do estado.

 

Prefeitura divulga lista com 8.355 mil ambulantes aptos a trab

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.