Notícia

Saúde municipal promove Intensivão para proteção ao público masculino

Saúde municipal promove Intensivão para proteção ao público masculino

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove neste fim de semana uma série de ações cuidados e serviços voltados, em especial, para a promoção e fortalecimento da saúde ao público masculino de Salvador. O “Intensivão Novembro Azul” acontecerá em mais de 60 unidades de saúde no sábado (25), das 8h às 16h. No sábado (25) e domingo (26), a estratégia também será realizada no Saúde nos Bairros em São Tomé de Paripe e Novo Horizonte, a partir das 8h. As unidades de saúde vão promover consultas com clínico geral, vacinação, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis e dispensação de preservativos. Também serão realizadas orientações sobre acesso aos serviços da rede.  

Saúde nos Bairros – Já no Saúde nos Bairros serão oferecidos no sábado, por demanda espontânea, consultas com médico cardiologista, clínico geral e urologista; ultrassonografias, eletrocardiograma e vacinação. No domingo (26), serão atendidos os pacientes já agendados previamente na rede. Além disso, serão realizados agendamentos para cirurgia eletiva e vasectomia. 

Em São Tomé de Paripe, a estrutura para atendimento está montada na Rua Santa Filomena, 610 (rua da USF São Tomé de Paripe), em frente à loja de materiais de construção Pague Menos. Já em Novo Horizonte, na Rua Albino Fernandes, a ação ocorrerá no estacionamento da Escola Municipal Novo Horizonte, no final de Linha de Novo Horizonte.  

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, convida os soteropolitanos a garantir o atendimento em saúde neste fim de semana. “Neste sábado estaremos com uma maior quantidade de unidades, além do Saúde nos Bairros, este funcionando também no domingo. Faremos um ‘intensivão’, potencializando promoção de serviços e incentivando a cultura da prevenção para este público, com a realização de check-ups, para prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados”, orienta a gestora. 

Demais ações – O fortalecimento das ações especiais para os homens segue nas unidades de saúde durante toda a semana. Além disso, até a última quarta-feira (22), os Shoppings Salvador Norte e Piedade realizaram 280 atendimentos médicos e 484 testes rápidos para detecção doenças infectocontagiosas. 

Também estão sendo realizadas iniciativas para homens em situação de vulnerabilidade, juntamente com as equipes dos Consultórios de Rua. Na quinta-feira (23) e no próximo dia 30, a atividade ocorre na Praia de Boa Viagem, às 10h. 

Também no dia 30, através do Consultório de Rua de Brotas, ocorrerá atividade “Nêgo Lindo”, para resgate da autoestima do homem negro, na Marquise 7 Portas, às 9h30. 

Confira a lista das unidades participantes no sábado (25) 

USF Professor Sabino Silva (Amaralina) 

USF Menino Joel (Nordeste de Amaralina) 

USF Parque de Pituaçu 

USF Curralinho (Boca do Rio) 

USF Santa Luzia (Engenho Velho de Brotas) 

UBS de Mata Escura 

UBS Arenoso 

UBS de Engomadeira 

UBS Santo Inácio 

USF Prof. Humberto Castro Lima (Pernambuezinho) 

USF de Barreiras 

USF Prof. Dr. Carlos Santana (Doron) 

USF Raimundo Agripino (Sussuarana) 

USF Calabetão 

USF Nova Sussuarana 

USF São Gonçalo 

USF Boca da Mata 

USF Cajazeiras XI 

USF Cajazeiras X 

UBS Dr. Péricles Esteves Cardoso (Barbalho) 

USF Terreiro de Jesus (Pelourinho) 

USF Joanes Centro Oeste Hamesa (Lobato) 

USF São José de Baixo (Lobato) 

USF Parque São Cristóvão 

USF Jardim das Margaridas 

USF Itapuã 

USF Mussurunga I   

USF Santa Mônica 

UBS Sete de Abril 

UBS Pires da Veiga (São Marcos) 

UBS Dra. Cecy de Andrade (Castelo Branco) 

UBS Vale dos Lagos (São Marcos) 

USF Canabrava 

USF Vale do Cambonas (Sete de Abril) 

USF São Marcos 

USF João Roma Filho (Jardim Nova Esperança) 

USF Vila Nova de Pituaçu 

UBS Marechal Rondon (Valéria) 

UBS Frei Benjamim (Valéria) 

USF Jaqueira do Carneiro (Largo do Retiro) 

USF Alto do Peru 

USF Alto do Cabrito 

USF Boa Vista de São Caetano 

USF San Martin II 

USF Lagoa da Paixão 

USF Pirajá 

USF Deputado Luiz Braga (Pirajá) 

USF de Beira Mangue 

USF Ilha Amarela 

USF de Itacaranha 

USF São Tomé de Paripe 

USF Rio Sena 

USF Bom Jesus dos Passos (Ilha de Bom Jesus) 

USF Estrada da Cocisa 

USF Fazenda Coutos I 

USF Colinas de Periperi 

USF Vila Fraternidade 

USF Teotônio Vilela II 

USF Fazenda Coutos 3 

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.