Notícia

Novembro Aul: capital começa ações de intensificação da saúde do homem

Novembro Aul: capital começa ações de intensificação da saúde do homem

Salvador dá início à Campanha Novembro Azul, movimento internacional criado em 2003, com o intuito de conscientizar e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata. Durante todo este mês, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) farão atividades alusivas ao Novembro Azul, com a realização de sala de espera e rodas de conversas temáticas sobre doenças infectocontagiosas, promoção da saúde, cuidado integral, saúde sexual e reprodutiva. 

Além disso, estão programados dois Dias D da Saúde do Homem, em dois sábados (dias 18 e 25), quando serão realizadas atividades especiais, atendimentos e serviços de saúde nas UBS, voltadas para a população masculina. Ocorrerão, ainda, ações, debates e atividades relacionadas a prevenção de Doenças Infectocontagiosas, com destaque para infecções sexualmente transmissíveis (IST), como HIV, sífilis e hepatites virais, tuberculose e hanseníase, considerando a relevância epidemiológica desses agravos na população masculina soteropolitana.   

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, destaca a importância da campanha na promoção de melhoria das condições de saúde da população masculina soteropolitana. “Nosso objetivo é fortalecer os cuidados voltados ao público masculino e proporcionar acesso facilitado a consultas, exames laboratoriais e também às atividades educativas que serão desenvolvidas ao longo do mês em fortalecimento aos cuidados preventivos. Reforçarmos nossos serviços e ações para que alcancemos um ótimo resultado na promoção e alcance do público masculina que costuma apresentar uma menor procura pelo serviço de saúde”, salienta. 

Novembro Azul – A Campanha Novembro Azul acontece por meio da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH), regulamentada pela Portaria 3562, de 12 de dezembro de 2021. A ação visa atuar na promoção da universalidade, integralidade e equidade na atenção e proteção à saúde, direcionada à continuidade do cuidado individual e coletivo da população masculina, seguindo os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS). 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.