Notícia

Semana do Consumo Consciente leva produtos da agricultura familiar para o Tribunal de Justiça

Semana do Consumo Consciente leva produtos da agricultura familiar para o Tribunal de Justiça

Começou nesta terça-feira (07) e segue até esta sexta-feira (10), no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), a Semana do Consumo Consciente. Durante o evento, que acontece no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o Showroom do Bahia Produtiva, promovido pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes-Bahia), apresenta uma ampla gama de produtos da agricultura familiar do estado. 

A feira estará aberta das 8h30 às 17h30, permitindo que os visitantes explorem uma riqueza de produtos do estado da Bahia. Os destaques incluem cervejas artesanais com sabores autênticos, como cacau, umbu e licuri, flocão de milho não transgênico, mel puro e deliciosos chocolates de origem. Além disso, produtos derivados de licuri, umbu, mandioca e muitos outros itens disponíveis para degustação e compra. A iniciativa oferece uma excelente oportunidade para apreciar o sabor e a qualidade dos produtos da agricultura familiar, que são produzidos por associações e cooperativas locais.  

Os visitantes da feira destacam a importância de apoiar a agricultura familiar. A empresária Barbara Moura expressa seu entusiasmo em descobrir produtos da agricultura familiar e ressalta a importância de valorizar esses produtos para o consumo consciente. "Adquiri um chocolate com abacaxi e me chamou atenção os produtos de licuri como biscoito e chocolate. Valorizar a agricultura familiar faz parte do nosso consumo consciente, principalmente os da nossa Bahia". 

Por outro lado, o auditor do TJBA, Josinei de Araújo, ressalta a qualidade dos produtos e a importância de apoiar a agricultura familiar não apenas por razões econômicas, mas também por seu papel social no desenvolvimento da região e do país. "Foi bastante importante essa visita e ver a qualidade dos produtos e é importante a gente incentivar e difundir a agricultura familiar até por uma questão social. A economia familiar se torna cada vez mais um instrumento importante para o desenvolvimento da nossa agricultura e também para o desenvolvimento da economia do nosso país". 

Essa Semana do Consumo Consciente é uma celebração dos produtos locais da Bahia e uma oportunidade de estreitar os laços entre os consumidores conscientes. Ela destaca a diversidade de produtos e sabores que a agricultura familiar tem a oferecer e como esses produtos podem fazer parte do consumo diário de todos.

 

 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.