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Aplicativo Fala Salvador Cidadão já teve mais de 20 mil downloads

Aplicativo Fala Salvador Cidadão já teve mais de 20 mil downloads

Em um mês de funcionamento, mais de 20 mil pessoas já fizeram download do aplicativo Fala Salvador Cidadão. Nesse período, a ferramenta possibilitou 12.747 agendamentos e 851 registros, incluindo sugestões, reclamações, elogios e pedidos de serviços, sendo as mais frequentes sobre iluminação pública (354), poda de árvores (61), coleta de lixo (35), tapa-buracos (31) e limpeza de bueiro (31).

Além desses cinco serviços, o usuário do Fala Salvador Cidadão pode solicitar também a retirada de cadáveres de animais de grande porte da via pública. A disponibilização de serviços foi planejada de acordo com as solicitações mais recorrentes nas Prefeituras-Bairro da cidade. É possível que, futuramente, outros serviços sejam acrescentados para suprir novas demandas.

"É um aplicativo que tem duas vertentes: os agendamentos para atendimento nas Prefeituras-Bairro e a parte de solicitação de serviços. Com relação à solicitação de agendamentos, a ferramenta é um sucesso e tem dado um retorno interessante. Consequentemente, essa utilização está começando a refletir na solicitação dos serviços", conta a coordenadora de Atendimento e gestora do app, Flávia Ribeiro.

Ela ressalta que a maioria das pessoas ainda tem a necessidade de ligar ou fazer o contato presencial, mas que a adesão ao uso de ferramentas tecnológicas para resolver demandas do dia a dia está começando a crescer. “A gente vê essa adesão ao aplicativo como positiva, pois desafoga os demais canais, principalmente, nesse momento em que é necessário manter o distanciamento social. A tendência é que a utilização cresça e que o cidadão perceba a praticidade e eficácia que ela proporciona”.

Funcionamento - Utilizar o app Fala Salvador Cidadão é fácil e ele está disponível para o sistema Android e iOS (iPhone). Após o download, o usuário precisa apenas fazer o login, caso já tenha se cadastrado no site ou demais canais de atendimento. Quem ainda não tem cadastro, pode fazer o procedimento no próprio aplicativo. Depois disso, o acesso é liberado.

As demandas registradas pela população são encaminhadas imediatamente para os órgãos responsáveis. Uma das vantagens de obter o aplicativo é que as solicitações podem ser feitas através de fotos e do georreferenciamento, agregando mais informações para um atendimento mais ágil. A resolução das solicitações são monitoradas e cobradas pela Ouvidoria-Geral do Município (OGM).

Dados gerais - Do início de janeiro ao dia 23 de fevereiro, os canais de atendimento do Fala Salvador (incluindo o presencial, por telefone, portal e aplicativo) fizeram 171.406 registros, incluindo 110.362 solicitações de serviços, 52.211 pedidos de informação, 1.539 denúncias, 348 sugestões e 110 elogios.

Os três serviços mais solicitados foram relacionados à área da saúde: marcação de consultas e exames, confecção de Cartão do SUS e dispensação de medicamentos (12.073). Os outros serviços mais procurados foram a inclusão no Cadastro Único do Governo Federal para a obtenção de benefícios (10.871), a fiscalização de poluição sonora (7.736), solicitação de reparo da iluminação pública (6.423) e a pesquisa de emprego por meio do Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-Obra - Simm (6.031).

Para denúncias, pedidos, sugestões e elogios o cidadão pode acessar o Fala Salvador por um dos canais disponíveis. Além do aplicativo, é possível ter acesso por meio do telefone 156, site www. falasalvador. ba. gov. br , presencialmente nas Prefeituras-Bairro (neste período de pandemia, é necessário fazer agendamento prévio) ou pelo e-mail ouvidoria@salvador.ba.gov.br . 

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