Notícia

Salvador ganha canais virtuais de atendimento ao cidadão

Salvador ganha canais virtuais de atendimento ao cidadão

A população de Salvador passou a contar com novos canais digitais para solicitação de serviços municipais e para atendimentos agendados nas Prefeituras-Bairro. A apresentação das ferramentas foi feita pelo prefeito Bruno Reis, pelo secretário de Articulação Comunitária e Prefeituras-Bairro, Luiz Galvão, e pelo ouvidor-geral do Município, Jean Sacramento, no Hub Salvador, no Comércio.

Um dos sistemas lançados é o site Hora Marcada, no endereço horamarcada.salvador.ba.gov.br . Trata-se de uma plataforma exclusiva para agendamento dos serviços presenciais nas dez Prefeituras-Bairro da capital baiana (Centro/Brotas, Subúrbio/Ilhas, Cajazeiras, Itapuã, Cidade Baixa, Barra/Pituba, Cabula/Tancredo Neves, Pau da Lima e São Caetano/Liberdade). Lá, é possível escolher a unidade administrativa mais próxima, data e horário para o atendimento.

O site dispõe de quase 100 serviços disponibilizados pelas Prefeitura-Bairro. Quem buscar atendimento ao Bolsa Família e Serviço de Intermediação de Mão de Obra (Simm) em uma das sedes obrigatoriamente deverá realizar o agendamento. As marcações sempre poderão ser realizadas para o dia seguinte ao acesso, e podem ser efetuadas em até cinco dias úteis. Caso não haja comparecimento na data marcada ou cancelamento prévio da marcação, o cidadão somente poderá reagendar o serviço após 15 dias úteis.  

O prefeito Bruno Reis destacou que, nos últimos anos, Salvador tem obtido grandes avanços na área de inovação e tecnologia, o que tem colaborado na prestação e qualidade dos serviços públicos. “Passamos a nos ajustar a essa nova realidade, adequando a máquina pública a novos processos para trazer mais eficiência e melhorar a nossa comunicação interna e com o cidadão. Nossa obrigação é trazer mais satisfação à população, por isso, continuaremos investindo em tecnologia”, afirmou.

Ele lembrou que a capital baiana contará, em breve, com o Plano Diretor de Tecnologias da Cidade Inteligente, que prevê investimentos de R$70 milhões de reais para implantação de novas infovias, datacenter, entre outras ações.

WhatsApp - Os soteropolitanos também já têm disponível outra ferramenta para agendar atendimento nas Prefeituras-Bairro: o portal Fala Salvador falasalvador.ba.gov.br , no qual também é possível solicitar diversas atividades municipais e acompanhar o andamento das demandas efetuadas. Outra opção é o canal de inteligência artificial no WhatsApp, que funcionará de segunda a segunda, pelo número (71) 98392-3927. Ao primeiro contato, será necessário efetuar um cadastro com a atendente virtual Jana, que apresentará os locais, datas, horários disponíveis para agendar o serviço. 

Aplicativos - Além dos portais e do WhatsApp, a Prefeitura também lançou dois aplicativos que podem ser baixados gratuitamente nas lojas do sistema Android e iOS (Iphone). O primeiro é o Fala Salvador Cidadão que permite, além das marcações de atendimentos nas Prefeituras-Bairro, a possibilidade de o cidadão encaminhar sugestões, elogios, reclamações e denúncias. Uma das vantagens de obter este app é que as solicitações poderão ser feitas através de fotos e do georreferenciamento da demanda.  

Para que o usuário se familiarize com a ferramenta, inicialmente serão disponibilizados a oferta de seis serviços municipais, sendo eles: tapa buraco, coleta de lixo, reparo na iluminação, limpeza de bueiro/caixa de sarjeta, poda de árvore e retirada de cadáveres de animais de grande porte. 

O segundo app é o Fala Salvador Executor. Este será exclusivo para os profissionais da Prefeitura que atenderão as demandas geradas pelos canais de atendimento como o Disque 156, Portal Fala Salvador e o App Fala Salvador Cidadão. Os servidores poderão realizar o check-in no local solicitado para execução do serviço e indicar ao cidadão a conclusão da demanda. 

Dica

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Planos de saúde: uma preocupação para o futuro

Ter ou não ter plano de saúde? Esse é um questionamento que pode ser constante na vida dos brasileiros, já que nem sempre os benefícios oferecidos são efetivamente ofertados quando mais se precisa desse tipo de assistência. Para não cair em armadilha e saber diferenciar os tipos de planos, consultamos o advogado especialista em Defesa do Consumidor, Taciano Mattos (@tacianomattos), para dar algumas dicas sobre o serviço. Confira abaixo:

Artigo

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Taxas bancárias e o Direito do Consumidor

Você certamente possui conta em alguma agência bancária. Certamente, também, já deve ter sido tarifado indevidamente, mesmo pensando que o serviço oferecido era gratuito, a exemplo das taxas cobradas pela poupança. Mas, não era para poupar? Pois bem, nem sempre o que está previsto nos contratos atendem às regras previstas pelo Código de Defesa do Consumidor. O advogado, especialista na área, Cândido Sá, dá suas recomendações sobre o que a lei salvaguarda ou não, quando o assunto é serviço bancário. Confira artigo sobre o assunto, logo abaixo:

Enquete

Você pretende tomar a vacina contra a covid-19?


Ver resultado

Vídeos

Rachel Botsman

Autora do livro "O Que é Meu é Seu - Como o Consumo Colaborativo Vai Mudar o Nosso Mundo", Rachel Botsman diz que estamos conectados para compartilhar. Em 15 minutos, ela tenta te convencer que o consumo colaborativo é o caminho.